quinta-feira, 7 de março de 2013

Peça é proibida em São Paulo

Sobre a proibição do espetáculo LONDON, do grupo Satyros em São Paulo, devido a um pedido feito pela mãe da menina Isabella Nardoni, após várias manifestações que já publiquei no meu facebook, venho destacar essa; o texto abaixo é uma resposta a publicação de Paulo Santoro em seu blog onde coloca que toda questão é uma discussão juridica entre os direitos das partes.


Arte não se enquadra em "liberdade de expressão", a não ser para os juristas claro.

O direito à liberdade de expressão é aquele que qualquer cidadão tem de se manifestar, de manifestar suas opiniões. O que o artista faz numa obra não se limita a isso!!!

Não estamos apenas reclamando o direito de um se defender contra o do outro de se expressar, como querem os advogados, que seria um problema juridico, como se pretende apontar.

Não. A arte não se enquadra no âmbito juridico da livre expressão, por favor!!!! Isso a gente gritava no tempo da ditadura quando dizer "merda" já era uma conquista.

Não se pode relacionar juridicamente um direito pessoal (como o tem a mãe da Isabella, e isso ninguém nega) contra o âmbito da criatividade na qual a arte se insere.

Não podemos normatizar a criatividade sem consequências desastrosas para sociedade.

Sentados na platéia do teatro ninguém pode gritar "fogo" se o teatro não estiver se incendiando (como argumenta em seu blog Paulo Santoro justificando os limites da liberdade de expressão, ao qual estou respondendo com este texto).

NO PALCO PODE!!!!!! Dentro do mesmo teatro onde a sociedade tem que restringir sua "liberdade de expressão" em prol da coletividade, no palco o artista pode gritar fogo desesperadamente e se descabelar. Pode esfaquear uma bonequinha chamada Isabella sem ir pro sanatório, pode ter uma personagem que diga que a raça negra é imunda, sem ir preso por dar esse texto. OU NÃO????? qual é a diferença entre a arte e a liberdade de expressão de um cidadão???? Vamos normatizar as obras??? A partir de quais conceitos??? DAS LEIS???? Essa diferença fundamental muitas pessoas estão negando!! É o fim do conceito de arte!!!!








SE ISSO NÃO É CENSURA ENTÃO TEATRO TAMBÉM MUDOU DE NOME!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário