segunda-feira, 22 de outubro de 2012

A Democracia na Islândia


Aconteceu na Islândia!!!

Sabe o que? Não, talvez vc não saiba porque não foi amplamente divulgado. Todos nós vimos e vemos as desgraças na Síria, os abusos dos policiais nas ruas da Espanha, as dificuldades em Portugal e tantos exemplos. Povos lutando por seu direito à vida.

Sobre a Islândia não ouvimos falar e nem sabíamos que algo estaria acontecendo. Imaginamos que se não repercutiu com tanta veemência é porque não tivesse maior importância, pois afinal coisas acontecem em todos os lugares o tempo todo e não dá pra gente ficar sabendo de tudo, claro. Mas nesse caso a mídia não noticoi porque NÃO PODE NOTICIAR, já que está amordaçada e atrelada ao poder econômico.

Nesse caso a ausência de noticia e repercussão não diz respeito a relevância do acontecimento pois ele foi e é de extrema importância.

Vc já ouviu falar em um país que tenha tomado as ruas e sem derramar uma gota de sangue tenha derrubado completamente o governo, pacificamente?

Já ouviu falar em um país em que o povo nacionalizou os bancos (o povo e não uma liderança proletária) e chutou os traseiros dos banqueiros fazendo-os correr fugidos para não irem presos?

Ouviu falar de um povo que provocou novas eleições antecipadamente e colocou no governo uma primeira ministra que além de mulher é homoafetiva declarada??? Um ministério metade de homens e metade de mulheres. E vão refazer toda Constituição???

Que se recusou a pagar a dívida externa prendendo e responsabilizando os poderes que a criaram???

Parece livro do Saramago, não parece?

Foi o que aconteceu na Islândia. Veja esse vídeo curto resumindo essa historia e pense que, apesar da Islândia ser muito pequena e com pouquíssimos habitantes (sorte dela), a democracia depende de uma única coisa: A VONTADE DO POVO!!!





COMPARTILHE ESSAS IMAGENS
pois se a mídia não pode,
nós podemos mostrar o caminho das pedras.





"Desde Óscar Wilde que é sabido que um mapa sem a ilha da Utopia é um mapa que não presta." Artigo de Miguel Angel Sanz Loroño, publicado em dezembro de 2011 e traduzido para o português:





Vamos incentivar processos de democratização real
das nossas politicas e economias.

Vamos estimular os agrupamentos,
fora dos partidos, numa única voz,
que é feita de diversidades,
mas que pretende um mesmo bem,
os valores humanistas acima dos capitalistas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário