quarta-feira, 10 de outubro de 2012

A Carta de Miruna Genoíno e o futuro dos nossos josés


Eduardo Suplicy faz uma leitura em plenário
da carta que Miruna Genoíno,
filha de José Genoíno,
escreveu sobre seu pai.

Mais do que um depoimento pessoal
é um documento histórico,
como é histórica a leitura desse documento
por este homem inusitadamente sensível,
disfarçado de político.




Pobres dos nossos Josés!!!

A luta pela igualdade social não tem fim e quem nasce por uma causa, vive por ela e por ela pode morrer.

Nossos guerreiros, outrora guerrilheiros, deram o sangue e viram a anistia chegar, a tortura cessar, a democracia começar a nascer. Compraram seus ternos para assumir os cargos porque ao invés de arrancar o poder numa luta sangrenta, escolheram o caminho do diálogo.

Dialogaram com a sociedade e dialogaram com o sistema.

Esses guerreiros, que não são só o José Dirceu ou o José Genoíno, mas tantos homens e mulheres simples e honestos, mais ou menos estudados, que vivem mais tempo pro coletivo do que para o pessoal.

Se Genoíno achou que seu trabalho mais dificil foi ser torturado, estava enganado: não existe dor maior que servir de bode de expiação. A luta que este homem terá que travar a partir desse 9 de outubro será tão importante quanto a que travou na sua juventude. A comprovação de sua inocência não é uma causa pessoal e a carta de sua filha nos chama para essa questão: não é o desabafo de um parente desconsolado, mas um depoimento sobre nossa historia que se faz menos de datas comemorativas e mais de gotinhas de suor pingadas no dia a dia.

É de pessoas que se faz a historia! De vidas vividas, escolhas feitas, perdas.

Se Genoíno pensou que a administração pública era seu novo papel, foi inocente: ele tem papéis mais difíceis para executar e com certeza tem coragem suficiente para isso.

Enquanto muito molenga, que não suportaria metade do que esse homem suportou por gente que nem conhecia, hoje aponta o dedinho pro Genoíno, uma nova etapa da nossa política tem início. Nosso Brasil precisa limpar muita sujeira da politica, todo mundo sabe, mas os instrumentos de faxina tem que estar limpos também: está chegando a hora mais dificil para um país que é quando tem que rever sua justiça e seus juízes.

Embora estejamos tristes hoje, temos que entender que é apenas um novo começo e torcer para que homens com Genoíno consigam se manter à frente das novas batalhas!!!


E agora José??


Sozinho no escuro
qual bicho-do-mato, 
sem teogonia,
sem parede nua
para se encostar,
sem cavalo preto
que fuja a galope,
você marcha, José! 

José, para onde?





Nenhum comentário:

Postar um comentário