sexta-feira, 25 de maio de 2012

Aprovada a Criminalização da Homofobia

Foi aprovada a proposta de criminalizar a homofobia, o preconceito contra mulheres, preconceito regional (contra nordestinos por exemplo) entre outras determinações. Essa aprovação é apenas o primeiro passo pois é de ordem jurídica e agora será encaminhada ao Congresso para ser transformada em Lei.


Claro que não vai ser um mar de rosas e a notícia ficou abafada pelo evento do dia dos "vetos" da presidente para o Código Florestal. Embora ambos assuntos de extrema importância, toda discussão do Código PENAL está ficando muito à margem da sociedade e diz respeito diretamente ás nossas vidas. Mas com certeza a votação do Congresso na questão vai movimentar a sociedade que aos poucos está se acostumando a participar das decisões de seu país. Nunca fomos tão partícipes e interessados na administração pública como foi profetizado por Pierre Levy, depois da explosão "internética" em nossas vidas. Nunca debatemos e nos informamos tanto, sobre diferentes assuntos, em diferentes idades, cidades e países, na velocidade do real.


Aos poucos estamos nos acostumando a fazer escolhas sem deixar tudo nas mãos dos representantes. Agora queremos que nos escutem e votem no que escolhemos. Estamos ainda aprendendo a reivindicar mas em tempo acelerado estamos acreditando na nossa capacidade de união, aprendendo a usar as redes sociais que criadas para nos distrair, nos atraem, a grupos, causas, discussões.


Essa proposta do Código Penal é de extrema importância para mudanças profundas de comportamento social. Não são apenas reivindicações de grupos isolados, excluídos, marginalizados. São o reflexo de um novo pensamento mais abrangente do que é humano e social. Qual o sentido de coletividade que estamos criando e formatando para nós mesmos. Não é para o futuro, é para o agora.


Estamos nos aproximando de um mundo de respeito, onde essas leis não vão ser mais necessárias. Por agora estamos ainda na "era do castigo", e na base da punição vamos reestruturar condutas, modificar comportamentos e adquirir novos hábitos. O hábito de ser gentil com o outro e admirar o diferente agradecendo a oportunidade de conhecer o novo através dele.


Estamos conseguindo IMAGINAR um mundo bem melhor. É um esforço individual e coletivo.


O dia de hoje foi feliz em muitas conquistas!!




noticia Folha de SP



Nenhum comentário:

Postar um comentário