sábado, 2 de fevereiro de 2013

MELANCOLIA DE UMA DEMOCRACIA ROUBADA


O Canalheiros ganhou. Aliás nem disputou né: tinha um outro candidatozinho ali só pra gente achar que o processo é democrático.... Esses legisladores a quem delegamos NOSSO poder fazem a festa!!! Usam um poder que não lhes pertence, porque é nosso. Mas estamos tão acostumados a delegar nossa potência às instituições, que ficamos assim chupando o dedo enquanto eles só trocam as siglas dos partidos, os nomes das religiões, as embalagens dos iogurtes. Deus manda no destino, o presidente manda no país, as leis mandam no meu discernimento, a ciência manda na minha saúde, as normas mandam no meu prazer, as indústrias mandam no meu gosto..... todo mundo lucrando sobre minha incapacidade de assumir minha própria Vontade, sobre meu medo de encarar minha própria Potência. Delego pra todo lado minha grandeza e fico como uma mendiga vazia de esperança, vazia de paz, doente, carente, descrente.

Não vou me encher de culpa porque esse é o jogo deles: me paralisar me diminuindo. A cada dia, na simplicidade do meu coração, vou desconstruindo meus hábitos que sustentam essa realidade. Todo dia limpando a casa e a minha consciência jogando no lixo esses simulacros de vida que me venderam. Apontada em direção à alegria, recuperando um diálogo com a natureza de quem aprendi a me proteger ao invés de saborear, aos poucos vou sentindo mais espaço interno diminuindo a opressão. Quanto mais criatividade percebo na relação com o que me acontece, mais liberdade sinto. Tento não assumir os papéis que me conferem, não voto, não rezo, ainda compro; mas compro menos. Faço cada vez mais questão de abraçar as pessoas, com braços ou palavras, arrancar sorrisos. Faço cada vez mais questão de compartilhar o que percebo, e de exigir respeito ao que sou. Eu não sei que vida existe fora desse jogo, mas estou percebendo que pegando de volta o que é meu, minha autonomia, vou saindo desse papel de escrava que venho cumprindo. Só sei que apesar do caminho ser completamente individual, o exercício é coletivo...... 






Nenhum comentário:

Postar um comentário