terça-feira, 28 de agosto de 2012

Da Validade do Nulo: porque voto nulo


Essas eleições que chamam de democráticas são coercitivas como sempre: somos obrigados a escolher entre os candidatos oferecidos e a opção "NENHUMA DAS ALTERNATIVAS ANTERIORES" fica excluída da contagem. Não percebem a grave manipulação??? Afinal não estou escolhendo meus funcionários públicos???

Se não gostar de nenhuma opção devo eliminar todas e outros candidatos deveriam se apresentar caramba! Não tenho que ser obrigada a escolher entre tiririca e pururuca!!!!! As pessoas se submetem a tudo!!!

É NOSSO O PODER SOBRE O PAÍS !!!!!!!!!!!!! Ninguém está me fazendo nenhum favor, mas eles invertem as posições!!!

Como somos desarticulados, os governantes do executivo e do legislativo tomam conta do país e fazem dele o que querem: decidem as leis conforme seus próprios interesses e não as necessidades da população. Só que pra não ficar muito ditatorial, afinal estamos numa democracia, eles inventam um planinho aqui pra acabar com a fome, outro planinho ali pra trocar a gororoba das creches por comidinha, outro planinho acolá pra dar uma forcinha pra família dos presos, que afinal são tantas que virou problema social... enfim, vão até que fazendo algumas coisas úteis sim, baseados num discurso de que a democracia se faz aos poucos, com muito esforço e com a organização da coletividade. Enquanto isso eles também fazem milhões de outras coisas inúteis, tipo ficar brigando pela distribuição de verbas e mais verbas para suas contas bancárias. A droga da graninha colocada no projetinho da gororoba não chega à metade da fortuna desviada nisso ou naquilo. Transformações profundas no sistema ninguém faz porque não interessa. Acelerar a realização dos projetinhos ninguém acelera e o país inteiro pára pra julgar esses marmanjos e comprovar se ganhavam mesada ou não ganhavam mesada e quanto roubaram de tempo e dinheiro do país.

Ou seja, quando os gatos não tomam conta das suas casas,
os ratos fazem a festa!!!

É assim que estamos: somos, nós a população, os verdadeiros donos do poder público*

* PÚBLICO
1. Relativo ou pertencente ao povo, à população. = GERAL ≠ PRIVADO
2. Que serve para uso de todos. = COLECTIVO, COMUM ≠ PARTICULAR, PESSOAL
3. Relativo à governação ou administração de um país. ≠ PARTICULAR, PRIVADO
4. Que é do conhecimento de todos. = MANIFESTO, NOTÓRIO, PATENTE ≠ SECRETO
s. m.
5. A população em geral. = POVO
6. Conjunto de pessoas que assiste a algo, geralmente um espectáculo ou uma emissão.= ASSISTÊNCIA, AUDITÓRIO, PLATEIA
7. Conjunto de pessoas que se interessa por algo ou ao qual se dirige determinada mensagem ou produto. 


pois é, poder público, nosso poder. Aquilo que a coletividade não quiser num país DEMOCRÁTICO, não poderá ser feito.

Nossa democracia, coitada, tem pais na ditadura, ou seja, é uma democracia meia-boca; falta muita coisa pra ser uma democracia plena, mas isso ninguém coloca em pratos limpos: todo mundo finge que a ditadura acabou, que somos um país democrático e que os mecanismos de organização democrática estão todos funcionando, afinal de contas A GENTE VOTA!!!!!!!!!!!!

É, realmente poder votar é um exercício de democracia se vc se comparar às ditaduras onde vc nem tem voto, ou se tem voto só tem UM candidato, ou ainda tem que engolir o rei e sua descendência guela abaixo para a eternidade. É, estamos bem felizes com nosso votinho eletrônico e secreto.

UMA BANANA!!!!!!!!!!!!!!!! Sim, frutas, temos o direito de votar em quem quisermos, CONTANTO QUE TENHA SE CANDIDATADO, óbvio. E aí vc tem como opção mulheres frutas, cantores falidos, palhaços sem graça, ex-jogador, ex-lutador, ex-apresentador, ex-BBB, ex-presidente, ex-corrupto, ex-pastor ... enfim, é de bom tom na democracia que QUALQUER pessoa tenha o direito de se candidatar.

Sou a favor do direito de se candidatar.

Mas nossa democracia termina aí. Não basta ter o direito do voto para que estejamos realmente definindo nossos representantes se temos que escolher entre as opções oferecidas. Não basta ter o direito do voto se durante os 4 anos seguintes não apitamos mais nada.

Ah, apita sim... junta uma associação de bairro, organiza a comunidade, monta uma Ong pra salvar os drogados da sua rua, faz um rodízio entre as amigas para providenciar uma creche entre vcs.... enfim, se vira porque de fato o que funciona na nossa vida é isso: nóis com nóis mesmo. Enquanto nosso dinheiro a gente entrega pra aqueles que a gente votou e até agora não fizeram nada de útil com a grana. Útil pra nós.

Voltando ao nosso poder: ninguém pergunta pra gente coisa nenhuma durante 4 anos e se a gente não gostar de alguma coisa, precisa se juntar em alguns milhões, pintar a cara e ir para as ruas reclamar, pois do contrário não estão nem aí. NÃO EXISTEM MECANISMOS EFETIVOS PARA QUE INTERFIRAMOS NA POLÍTICA A NÃO SER PELO VOTO ou pela mobilização em massa.

Então quando chegam as eleições........................................................ lembram-se de nós!!

Afinal, a casa é nossa, a decisão é nossa, o poder está em nossas mãos. Deveria ser assim. Mas como não temos acesso nenhum ao poder, nem sabemos o que realmente acontece lá na máquina administrativa. Vemos umas confusões explodindo, umas acusações que tomam conta dos jornais, o país pára com umas tais de CPIs e, aqueles que estavam de um lado, outra hora estão de outro. Uns falam isso e outros dizem que é mentira. NEM OS JUÍZES, que supostamente tratam da justiça e da verdade, ENTRAM NUM ACORDO. E, de novo, a gente fica boiando, supondo, achando, brigando, sem na verdade fazer idéia da metade da bagunça. Os meios de comunicação que deveriam nos auxiliar na informação, no final das contas nos tapeiam de verde e amarelo, literalmente.

COMO VOTAR  ????

O que um candidato precisa saber realmente? Pode ser candidato qualquer representante do povo, mas não precisa saber nada de administração, ou economia, ou sofrimento humano, ou falar inglês, ou seca do nordeste, desmatamento da Amazônia, não precisa ser índio, pobre, universitário ....... o que precisa ter/saber? Não temos noção real disso. Então uns de nós vota em quem tem formação disso, outro em quem justamente não tem formação, outro em quem lhe parece confiável, outro em quem lhe parece mais maluco, verde, vermelho, amarelo, 12, 13, 15, 2045, 30978, meu deus!!! É, até votando em líder religioso que devia praticar o sacerdócio e não a política.

E todo ano é a mesma ladainha: todo mundo que a gente coloca lá, no PODER, acaba não fazendo o que prometeu, ou não faz tudo o que prometeu, e de fato, nem sabemos o que faz.

Dizem que a gente pode ir lá cobrar e saber o que estão fazendo..... vc vai? Eu não. Eu olho pro lado e vejo: não adiantou. Olho pro outro lado: não mudou muito. E de fato, nada muda profundamente: uma maioria continua dando o sangue pra trabalhar, ganhar menos do que precisa, não ter educação decente, ser absurdamente explorado pelo sistema de saúde privado porque o público é monstruoso, trabalhando de sol a sol sem prazeres, sem qualidade de vida, afogados numa cidade poluída, doentia e sem futuro. Só com muita cachaça mesmo pra suportar!!!

É, não está adiantando trocar e trocar e trocar e trocar de pessoas no poder. Levamos anos e anos até conseguir colocar a oposição na presidência e o que conseguimos além de ALGUMAS mudanças, foi ficar sem oposição. 

A URGÊNCIA DO SOFRIMENTO
não é levada em conta
nesse processo lento e esforçado
de construção da democracia.

B-A-L-E-L-A. Não precisa ser tão lento nem tão processual coisa nenhuma. Com certeza colocar em concordância uma coletividade é um abacaxi difícil de descascar, mas também tenho certeza que é possível resolver IMEDIATAMENTE os problemas estruturais que tiram a dignidade das pessoas, só com um pouquinho de boa vontade. Uma boa vontade de chutar a bunda das pressões econômicas e políticas e priorizar o humano, o social, o cultural que estão sendo submetidos cada vez mais.

E então chega a hora de ELEGER os próximos mesmos candidatos. E nós, ainda com esperanças imortais, tentamos nos informar, de um jeito ou de outro, para escolher melhor. Sim, porque quando TUDO DÁ ERRADO, A CULPA É NOSSA que escolhemos errado.....

"aprenda a votar", "escolha bem", "não perca seu voto", etc, etc, etc.

Como se depois que damos o voto e elegemos alguém nos perguntam sobre que caminhos tomar ou se queremos uma mesadinha mensalãozinha pra apoiar alguma treta. Nada. Votamos, elegemos e no dia seguinte nossa vida continua a mesma. Trabalhar para sustentar o sistema!!!

Quem se cansa disso tudo, e com razão, ou vai para a praia no dia das eleições e depois justifica a falta, ou vota no Tiririca, na Melancia, etc, ou anula seu voto colocando em branco ou errado.

Por alguma estratégia bem pensada anti-democrática, foi determinado que todos esses cansados e desistentes, não seriam considerados participativos: ou seja, discordar não é aceito como posição.

Uma pessoa inteligente imaginaria que se existem aqueles que não querem participar, e estamos numa democracia, deveria ser criada a possibilidade de não participar. Mas nossa democracia é ditadora e, portanto somos todos obrigados a participar, querendo ou não, porque aqui é OBRIGADO A CONSTRUIR O PROCESSO DEMOCRÁTICO. Já começamos bem nossa democracia.

Além de não termos a possibilidade de não votar, ou seja, VOTO É OBRIGATÓRIO, ainda assim nossas opções são direcionadas.

Sim, existem algumas pessoas que querem participar, que querem votar e escolher seus representantes, mas que não encontram nas opções oferecidas pessoas competentes para isso.

Imagine vc ser obrigado a escolher um presidente e serem oferecidos apenas macacos como candidatos. Vc vai pensar: como vou escolher entre macacos um presidente se eles não falam, não conhecem o dinheiro, não isso nem aquilo que EU julgo necessário para o cargo??? Imagine ser obrigado a fazer essa escolha.

Não estou relacionando, obviamente, nossos candidatos a macacos, pois os macacos não merecem isso, mas apenas desenhei uma situação absurda para me fazer entender que PARA ALGUMAS PESSOAS DESSA COLETIVIDADE BRASILEIRA AS OPÇÕES OFERECIDAS PARA OS CARGOS PRETENDIDOS NÃO CORRESPONDEM AO QUE ESSAS PESSOAS JULGAM NECESSÁRIO PARA ESSES CARGOS.

Como proceder então? Vc colocaria um macaco na presidência mesmo sabendo que ele não vai conseguir governar, ou que não vai conseguir governar COMO VC JULGA QUE DEVA SER FEITO, pois talvez outros achem que só os macacos possam administrar o Brasil; é um direito que lhes cabe.

Mas nossa democracia homosapientiai não dá aos seus eleitores nem a liberdade de não votar, nem a liberdade de RECUSAR os candidatos.

Caso pudéssemos recusar os candidatos, como vamos votar em outros que não se candidataram??? Mas, por que não se candidataram? Será FALTA DE APOIO ECONÔMICO PARA ISSO?  Se for assim, e é, nosso hall de candidatos é determinado pelo apoio econômico.... voltamos a estaca zero, ou seja, ditadura. Só que não é mais militar....

Aí é que está um grave problema na nossa fofíssima democracia: não temos mecanismos estabelecidos para provocar reais modificações no sistema. Somos proibidos de recusar os candidatos. Os votos nulos, justificados e brancos não entram na conta, mas deveriam entrar, pois representam opiniões de cidadãos. E se entrassem muita coisa no sistema de eleições e candidaturas iria ser modificado. Muita coisa.

Assim como, se os cargos pretendidos não tivessem nem salários nem mamatas para enriquecimento ilícito, o número de candidatos seria muito menor, correndo o risco de nem ter candidatos suficientes para os cargos. E então quem se candidatasse o faria por causas realmente interessantes para a sociedade e toda a abordagem da atividade política seria sobre bases completamente diferentes. Se continuarmos votando no que nos oferecem quando não aceitamos as opções, colaboraremos para a continuidade desse ciclo vicioso. E a culpa será sempre nossa.

Agora me responda, vc que leu meu desabafo até aqui: algum candidato vai dar validade para votos nulos e brancos (quando for eleito)? Algum eleito para o legislativo vai propor uma lei de extermínio de seu próprio salário, regalias e etc??? Tem candidato que nas eleições afirma que quando eleito não vai colocar a mãe e o cunhado no gabinete..... quanto tempo isso levou para que parassem de pendurar a familia? E para que criassem uma lei que proibisse isso? Vc acha que essa lei foi criada por que???? E está sendo cumprida? Só pra citar um detalhe da “profissão: político”.

Os votos nulos não serão considerados nas próximas eleições, como sempre; pode ser que não consigam causar nenhuma mudança já que não estão dando ação a nenhum candidato, porém, nesse cenário atual o voto nulo pode mostrar o quanto estamos conseguindo nos organizar. Eu mesma, que pretendo votar nulo, vou ficar no dia da apuração, na expectativa não de saber quem é o próximo prefeito, pois pouca será a diferença na minha opinião, mas de quantos cidadãos vão estar comigo.

Se vc um dia votou num candidato que não tinha nenhuma chance de ganhar, mas que vc sentia que representava seus princípios sabe o gostinho que tem ver a porcentagem subir de eleição para eleição.

Cada "por cento" de votos nulos que eu contar nessas eleições, vou me sentir ligada a outras pessoas que estão tendo o mesmo sonho que eu. Não sonhamos com esse ou aquele partido, essa ou aquela ideologia, sonhamos com recuperar a força da coletividade, cheia de diferenças, mas una, confiante de que a melhor saída para nosso país é mostrarmos que quem manda nessa terra somos nós!!!

Eu só deixaria de votar nulo se fosse para votar num cacique de verdade.
Do contrário, eu voto no povo.


Aos intelectuais, analistas políticos, pessoas inteligentes e participativas, aos conscientes, aos isso ou aquilo que me consideram inocente, apolítica ou ingênua, meu profundo desejo de que votem com convicção do que estão fazendo, que sigam seu coração, pois eu estou seguindo o meu. E se a organização social não deve ser regida pelo coração, eu não sei mais nada sobre a humanidade!!!


2 comentários: