sábado, 23 de junho de 2012

O Trono do Papa


Acho essa foto de mau gosto mas o sentido é tão fundamental
que vou ter que postar, retirada do Facebook!
 A discrepância é tão agressiva à humanidade que dói.
 A gente já se acostumou a falar que tem gente passando fome,
das desigualdades,
até fotos dessas crianças subvividas já conhecemos aos montes.







Essa criança por exemplo: está forrada de vermes na pele o que nos faz imaginar como está seu organismo por dentro (organismo por dentro?). Aliás a gente nem tem muita noção de quanto tempo com pouco alimento o organismo precisa para chegar a esse grau de inanição. Claro que alguma coisa ela ingere ou estaria morta em alguns dias, a questão é que ela ingere a terra do chão, o mato seco, pedra e farinha talvez.








Então nos perguntamos por que essa criança está nessas condições? Falta de comida????? Como pode ser falta de comida se nosso planeta é farto em alimento? Fartíssimo, se é que se pode aumentar o sentido da palavra. 



O Banco Mundial define a pobreza extrema como viver com menos de 1 dólar por dia, MENOS de 2 reais!!! Porque, se viver com 1 a 2 dólares diários já é pobreza moderada. Não é piada!! Estima-se (veja bem: ESTIMA-SE) que 1 bilhão e 100 mil pessoas estão em pobreza extrema. Não me pergunte como conseguem, aqui só estamos vendo números... e 2 bilhões e 700 mil na categoria de 2 dólares dia, que no Brasil hoje significaria 4 reais/dia, pra tudo; mas que fosse só pra comer daria 1 prato feito por dia (não nas capitais) caso essa fosse a única necessidade humana, e meio PF para a primeira categoria. 


A solução para a fome e pobreza pode parecer simples, e seria se houvesse boa vontade pois os estudos mostram que a fome não é consequência da falta de alimento mas sim da má distribuição dele. Existem regiões que não produzem (por N motivos) o alimento necessário a sua população e dependem dessa distribuição (estamos quase chegando no trono do Papa). Para eliminar a fome não basta um prato de comida num dia, mas melhorar a condição de vida do faminto, já que fome leva a doenças e, no caso de crianças, a comprometimentos irreversíveis no desenvolvimento orgânico e mental.

Se tivéssemos, 4 pessoas fechadas em uma sala com um pedaço de pão diário, poderíamos ter problemas pois, se dividido entre todos, o pão não sustentaria as 4 pessoas. Caso só uma delas comesse todo dia o pão, essa pessoa se manteria viva e as outras 3 começariam a morrer. Este é um caso de escassez de alimento. Mas se nessa mesma sala, diariamente chegassem 40 pães (e por pão entenda alimento), nunca ninguém morreria de fome, a não ser que nem todas as pessoas tivessem acesso aos 40 pães. Mas, e por que nem todas as pessoas teriam acesso a 40 pães, se elas mesmas não conseguiriam comer todos, e muitos vão apodrecer?? (30% de todo alimento produzido no mundo é jogado fora e isso acontece porque esse alimento NÃO PODE SER COMPRADO, então é disperdiçado).

Economia simples demais para nossa realidade? Sim, não porque a vida não pudesse ser tão simples, mas porque fizemos dela uma rede de complexidades na qual estamos emaranhados. Digamos que essa única pessoa que tem acesso aos pães, é PROPRIETÁRIA deles: é ela que produz o pão e não seria justo dividi-lo com quem não colaborou na sua produção.

Não vou discutir o que é justiça.

Sim, vou ter que discutir: nosso conceito de justiça está absolutamente atrelado ao conceito de propriedade: o que pode parecer muito justo no mundo "natural", ou seja, eu tenho um pão e vc não tem, então nós dividimos, no mundo "produtivo" não funciona assim. Vc pode estar morrendo de fome que não vou te dar nenhum dos meus pães, porque são meus e não seus; a não ser que vc me dê algo em troca que eu julgue compatível.


Meu Deus!!!

O que está acontecendo com o mundo? vídeo com imagens da fome e musica de "fé".


É, Deus (quase no trono agora!!)


Dizem que 40 bilhões de dólares resolveriam o problema da fome. Só isso? 

  • 40 bilhões de dólares é o movimento anual na pirataria de software nos EUA;
  • 40 bilhões de dólares são movimentados anualmente por corrupção no mundo todo, conforme estudo do Banco Mundial em 2012;
  • 40 bilhões de dólares é o que foi investido para o projeto de construção do F-35 (não sabem quem é? Pois é: um avião de guerra de projeto entre EUA e Inglaterra, onde cada um custará entre 40 e 65 bi, pra montar depois);
  • 40 bilhões de dólares é a fortuna pessoal de um sultão aí, de um pequeno país asiático;
  • 1,6 TRILHÕES de dólares é o que se gasta no mundo com militarismo;


excelente artigo de José Eustáquio Diniz Alves,
doutor em demografia e professor em estudos no IBGE.


Mas e aí? As soluções existem e são várias. Não falta nem alimento, nem idéias e DINHEIRO ESTÁ SOBRANDO NO MUNDO.

Falando em sobrando dinheiro hora de falar do trono do Papa.

Bom, obviamente que a idéia de vender o trono para matar a fome dos miseráveis não é uma proposta real mas simbólica no seguinte sentido: o trono do Papa não pode ser vendido pois é patrimônio da humanidade. 


Eu como parte da humanidade voto para que seja tombado,
no sentido exato de derrubado,
pra virar dinheiro,
mas seria inútil porque de fato
o trono não é de ouro
e não custa muito em valor real, só "cultural"

O importante na imagem não é se o trono paga a miséria ou não. Muitos sites na internet, de católicos, sentiram-se ofendidos com essa imagem nas redes sociais e desembestaram (no sentido exato do termo) a defender que o coitado do Papa fez voto de pobreza e o trono nem é dele, além de estar tombado. Voto de pobreza no meu tempo era outra coisa, tipo franciscano, monge, enfim, viver NA SIMPLICIDADE. Bom, não é o caso. O voto de pobreza do Papa é no sentido de: pode usufruir da riqueza toda mas nada disso é seu (?). Bom, também pra que que ele ia querer alguma coisa em sua propriedade sem nem herdeiros ele pode ter? Pra levar pro tumulo??? De qualquer modo vive com um Rei!! Se não pode comprar um iate pra ir pras Bahamas é menos porque o dinheiro não é dele e mais porque um Papa nas Bahamas tomando sol não ia combinar com a função; não pela praia ou pelo sol porque Papa também tira férias, é mais pelo iate mesmo que não ia "ornar" com a batina!!!

O que fica meio chato (e Jesus já tinha postado isso no seu Facebook) é a Igreja ser a representação do divino, o Papa ser o sacerdote supremo de uma religião que prega igualdade e ela mesma representar opulência. Não não "curtimos" isso. Se o trono não é de ouro, outras centenas de peças do Vaticano são. Não sou eu que vou listar a fortuna da Igreja Católica pois ela é bem conhecida. Poderia também colocar do lado esquerdo dessa foto, no lugar do Papa, outros exemplos de sacerdotes religiosos ostentando fortunas de outras seitas e religiões do mundo. Tô pra ver religião pobre de bens materiais!!!

Esse homem que hoje representa uma das maiores quadrilhas de pedofilia do mundo, ou a maior, continua sentado no trono da manipulação, da hipocrisia, da tirania, e nem vou ficar listando adjetivos porque são muitos.

Justificando um dos piores sistemas de opressão de todos os tempos, acobertando assassinatos e roubos em massa, este senhor engana seus fiéis com a promessa de que o reino deles estará no céu, porque aqui na terra o reinado é dele e da corja que o acompanha.

Existem 1 bilhão de pessoas com fome de alimento, mas a fome e miséria da humanidade é bem outra e maior. 


Os sistemas de crenças escravizam as pessoas
para dar sustentação ao poder de poucos.

Somos miseráveis de liberdade, de solidariedade.
Talvez 6 bilhões e meio de pessoas no mundo
estejam com fome de liberdade de pensamento e escolha,
desnutridas de amor e respeito.


Vc vê essa foto e sente o que?







pois é apenas seu espelho!!






22 comentários:

  1. Gian Lorenzo Bernini , o maior escultor do século XVII e também um extraordinário arquiteto, em 1657 começou o Trono de São Pedro, ou Cathedra Petri, com uma cobertura em bronze dourado no trono em madeira do papa, que foi terminada em 1666, ao mesmo tempo que realizava a colonata.
    Fonte: http://www.arqnet.pt/portal/biografias/bernini.html


    Assim.. lendo isto tem certeza q a foto do papa ai cai bem mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Junior Aub, quando escrevi esse texto eu já tinha essa informação que vc colocou e por isso mesmo levantei os argumentos que levantei; não importa se o trono é de ouro porque o que a imagem DIZ não é pra vender o trono e matar a fome... é uma metáfora de todo o resto do Vaticano que é de ouro e poderia sim matar a fome. E enfim, todos os outros argumentos que não vou repetir aqui para não repetir o próprio artigo.....Continuo afirmando sim.

      Excluir
  2. Dani, esse seu texto é sensacional e diz exatamente tudo que a religião representa nesse mundo. A metáfora é clara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Quitanda, quisera essa metáfora fosse tão clara para todos os milhões que as inúmeras igrejas manipulam, né? Mas com FÉ (rs) a gente chega lá!!

      Excluir
  3. Respostinha boa pra você, aqui. http://www.deuslovult.org/2012/06/27/o-trono-de-ouro-do-papa-e-a-caridade-da-igreja/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo anonimo, agradeço sua atenção em mostrar esse texto. Na verdade me parece que vc não leu o que escrevi pois meus argumentos DESTROEM esse texto que vc me mostrou, mas cada um acredita no que quer e se pra vc os argumentos de que a Igreja fazer doações é suficiente para te enganar, a opção é exclusivamente sua. Mas caso vc seja uma pessoa procurando verdades eu te sugiro a leitura do livro "Eunuco por amor ao Reino de Deus", de Uta R Heinemann, uma teóloga muito conceituada, que fez trabalho extenso sobre toda história da Igreja Católica e seus Papas, através de documentos da própria Igreja que só eles tem acesso, e acabou sendo expulsa porque revelou muitas verdades.... se vc quer sair do mundo das mentirinhas infantis e virar uma pessoa adulta, comece lendo esse livro. Se quiser continuar compactuando com o poder que é seu próprio carrasco fique à vontade. No entanto te aconselho, nunca se coloque como anônimo: mostre sempre sua cara!!!

      Excluir
  4. E o que você alem de postar fotos para criticar o Santo Papa, que estudou e se dedicou a vida inteira aos pobres, e a Deus. o que você esta fazendo para acabar com a pobreza????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nilza para que a pobreza termine precisamos quebrar alguns conceitos que nos tornam escravos do Poder estabelecido. A Igreja Católica e o Papa, que se dedica a ela, impõem normas de conduta que estimulam uma passividade nociva à coletividade. A religião amortece a capacidade crítica e o estado de atividade tão necessários para construir um mundo melhor. Não precisamos de papais e mamães pra nos dizer o certo e o errado. Precisamos nos tornar adultos e parar de exigir que pensem por nós, só assim não haverá mais desigualdade. O que vc chama de "dedicar a vida aos pobres", eu chamo de dedicar a vida para que os pobres continuem pobres. O Papa não ajuda ninguém a nada a não ser continuar não pensando em nada sozinho, além do que está escrito na Biblia. Se vc conhecer estudos feitos por pessoas de dentro da cúpula, verá que essa biblia foi totalmente reconstruída pela Igreja para conseguir impor suas regras de manipulação. Mas é claro que vc Nilza, tem a liberdade de escolher o que quer pra sua vida e eu pra minha. O que faço pra acabar com a pobreza é revelar o jogo manipulatório por detrás do Poder. Tomara eu consiga. Estou à disposição para o diálogo. Obrigada.

      Excluir
  5. Parabens pelo texto, infelizmente sou atado a não fazer nada alem dos meus limites pessoais, me revolto ao saber que pessoas se esforçam para manter o poder como ferramenta exclusiva da alienação....aconselharia vc a ver zeitgeinst....ou ler admiravel mundo novo de äldous huxley"..me lembra isso....mas creio que vc ja o tenham visto......abraço e obrigado por existir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Prof ViePie, obrigada. Somos todos atados aos limites pessoais, eu também, mas os limites pessoais são infinitos não são??? Agradeço imensamente os conselhos e confirmo que conheço ambos; Zeitgeist tem sido os fósforos que me incendeiam, romântico mas útil. Mas principalmente a Inteligencia Coletiva e Ciberdemocracia de Pierre Levy. Se não conhece, vale à pena. Abraço e seja sempre bem vindo ao diálogo.

      Excluir
  6. Porque vc nao tira essa sua bunda da cadeira e faz alguma coisa??? eles estão morrendo e vc nao esta fazendo nada pra ajudar, a igreja faz muito por todos, vc que é cego e nao ve, ou ve e nao quer enxergar... venda seu carro, sua casa e ja ajudara bastante...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone. pelo tanto que roubam o que fazem é ínfimo; e não roubam só em bens materiais mas em bens imateriais também, ao longo de séculos, inclusive matando milhares de pessoas. Isso não sou eu que vejo ou não vejo, são os registros da história da humanidade. Estude com profundidade e sem falsa moralidade e vai descobrir qual é a bunda mais acomodada: a minha ou a sua!! Aliás o que sabe vc sobre o que faço da vida se nem percebeu que sou mulher? Não defenda quem está destruindo sua vida e sua autonomia de reflexão. Boa sorte!!!

      Excluir
  7. http://doutrinacatolica.wordpress.com/2012/07/05/a-caridade-da-igreja/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho por princípio não publicar comentários anônimos pois julgo um comportamento acovardado. Porém gosto de publicar manifestações como essa para mostrar para quem lê meu artigo, as reações de algumas pessoas. Mesmo com todas as evidências mostrando as mentiras nas quais a Igreja Católica se fundamenta, desde a cópia de mitos de outras religiões anteriores, como uma longa historia de torturas, roubos e disputas de poder. Disputa como a que acontece agora mesmo com a renuncia de Bento XVI, sob pressões de várias acusações. Basta ler jornais para se informar adequadamente dos acontecimentos e não continuar vivendo nesse conto de fadas que o catolicismo criou e está ruindo rapidamente. Só não vê quem não quer.

      Excluir
  8. http://www.vatican.va/roman_curia/pontifical_councils/corunum/corunum_po/profilo_po/doni_po.html#
    Todo este dinheiro foi distribuido para os pobres do mundo inteiro, nós catolicos estamos ajudando a mudar o mundo e Adivinha quem manda fazermos Isto:Jesus Cristo. O Papa apenas nos orienta e distribui este dinheiro para os moribundos. a cadeira do papa não é de ouro e sim de madeira.A Igreja catolica não estão ruindo mas renovando a cada dia com a força e coragem de nós jovem, que abandomanos tudo para ajudar quem precisa, VC acha que eu abandonei minha vida de luxo para ajudar os pobres por vaidade, acha que fiz voto de pobreza por vaidade. ao contrário com a ajuda do papa muitos jovens estão deixando uma boa vida para ter uma vida melhor ainda ao lado dos que sofrem.Levando mendigos para casa cuidando, na Africa esta concentrado o maior numero de missionario Catolicos em lugares onde não podemos nem falar que somos catolicos. MAS Coragem!!! AS Pessoas precisam de nós.Não posso falar que são pobres pois são em questão de alimentação roupas, mas se vc conversar com um deles verá que Voces que ficam criticando são muito mais pobres e o pior De Espirito.
    Esta cadeira do papa é patrimonio da humanidade tombada pela Onu ninguem pode vende la pois ela é nossa e sua tambem A Igreja catolica é a maior institução de caridade do Mundo estamos em toda parte ajundando a quem precisa.Nós tiramos nossa bunda do sofá e vamos ao encontro de quem precisa. Nós não precisamos de vcs pessoas mesquinhas que só sabem reclamar e não fazem nada. Dica Assista o filme de MADRE TERESA DE CALCUTA, são Francisco de Assis. Melhor seja um missionário Catolico. Deixe tudo seu emprego e vá. E seja muito feliz Porque eu Sou, E sou JOVEM



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar da regra do blog em não aceitar comentários anônimos porque gosto de gente com rosto, escolho alguns para publicar quando servem de exemplo para destacar alguma reflexão. Neste caso aqui quero destacar que quem realmente ajuda as pessoas são as pessoas... pessoas como esta que escreveu acima, se realmente faz o que diz que faz, é alguém que consegue praticar os conceitos do cristianismo. Que bom!!! Pena que faz isso acreditando que a Igreja como um todo participa dessa sua ação. Não percebe que o poder representado pelo trono de ouro, mesmo sendo de madeira, só se sustenta porque pessoas como essa trabalham em nome dele. A Igreja não faz porra nenhuma por ninguém mas consegue que simples mortais abandonem suas vidas em prol do trabalho humanitário. No aspecto imediato da questão é ótimo alguém ajudando alguém, mas de fato é uma pena que essa ajuda esteja no contexto geral atrapalhando a evolução humana!!!! Vamos acordar? Não podemos alimentar um a um, temos que eliminar as tiranias para alimentar a TODOS..... enfim mais um fanático escravizado.

      Excluir
  9. “[...] O fato é que parece não passar pela cabeça dessas pessoas que o Trono de Leão XIII não pode ser transformado por magia em alimento. Ele pode ser vendido, mas continuará existindo, continuará com a sua beleza e continuará levantando esses questionamentos infantis. O ouro esteja ele na Igreja Católica ou escondido em uma caverna, não poderá fazer nada contra a fome. A ATEA ataca a Igreja falando de suas riquezas não porque se trata de uma ideia razoável: ela o faz porque simplesmente quer atacar a Igreja de qualquer forma. Se o dinheiro fosse capaz de salvar a humanidade, bastaria que alguns bilionários doassem apenas parte de suas fortunas em prol dessa causa.”
    Veja o texto completo em: http://www.caosdinamico.com/2012/05/caridade-atea.html
    O post completo referente a esse texto é bem extenso por isso destaquei esse trecho porque acho que retrata bem a ideia central, mas recomendo a todos que leiam na íntegra. Apesar de ser um blog católico, e portanto não vai criticar a Igreja Católica, nos ajuda a fazer uma boa reflexão.
    A Igreja Católica realmente possui muitas riquezas que com certeza poderiam ajudar a matar a fome de muita gente, mas isso não quer dizer que deixe de ajudar a quem precisa. A solução para acabar com a fome no mundo não é vender tudo e comprar comida. Pois assim não haveria mais fome no mundo, já que existem além dos bens da Igreja tantas joias e dinheiro sobrando pra comprar tanta comida.
    Como alguém já postou sobre as missões onde muitos jovens fazem exatamente esse trabalho que está sendo cobrado a Igreja ajuda sim aqueles que precisam e não é pouco, afinal é um dos pontos principais da nossa fé. É claro, são as pessoas que fazem, mas fazem isso porque foi ensinado por Jesus Cristo e o Papa que tem a função de promover isso e tem cumprido, com atos. Acontece que a Igeja não é uma instituição filantrópica como muitas que fazem questão de mostrar e divulgar para os homens que são bons porque ajudaram alguém que estava precisando, pelo contrário, a Igreja faz por caridade e não precisa divulgar a ninguém a não ser que seja preciso para melhorar o resultado do trabalho.
    Quanto ao que foi dito sobre a pedofilia
    “Esse homem que hoje representa uma das maiores quadrilhas de pedofilia do mundo, ou a maior, continua sentado no trono da manipulação, da hipocrisia, da tirania [...].”
    A pedofilia não é causa da ordenação, infelizmente muitos sacerdotes caem e cometem tal pecado mortal, no entanto o Papa nunca apoiou esses atos. Além disso a quantidade de pedófilos entre padres é bem menor que em qualquer outro segmento da sociedade.
    http://www.aves.org.br/declaracoes,5,1966,pronunciamento_sobre_pedofilia_e_igreja.html
    A religião não escraviza ninguém, o pecado que escraviza. Isso pode ser bem testemunhado por tantos que não conheciam a religião católica e quando passaram a conhecer realmente se tornaram livres abrindo mão de tantas coisas. Conheça a história de Santo Agostinho, que inclusive dizia que não se ama aquilo que não se conhece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Raquel agradeço sua participação inteligente, coisa rara nesses comentários sobre o meu texto. Obviamente ninguém acredita que vender o trono do papa seja necessário para matar a fome da humanidade, isto é apenas uma ironia para criticar a hipocrisia da Igreja Católica que levantou fortuna não são às custas de fiéis que até hoje entregam dízimos, como ROUBOU literalmente muito dinheiro em eras passadas (é só vc estudar historia para encontrar esses roubos documentados). Claro é também que existem muitas outras fontes de riqueza no mundo além da Igreja Católica, não é só ela que explora e rouba. Mas os milionários outros que podiam distribuir suas riquezas não fazem propaganda de que ajudam os pobres. A igreja católica, só pra citar um exemplo clássico, afirma que é mais fácil o tal camelo passar no buraco da tal agulha do que UM RICO ENTRAR NO CÉU. Isso é um incentivo à pobreza que também já foi cansativamente estudado e refletido em diferentes linhas da filosofia. Se vc prefere não ler filosofia, sociologia, antropologia pra continuar acreditando na Igreja é um direito que vc tem. Pelo menos todo cristão deveria ler o livro EUNUCOS PELO REINO DE DEUS, escrito por Uta Ranke-Heinemann, considerada a maior teologa do mundo, que perdeu sua catedra na Universidade de Heidelberg quando publicou este livro. A teóloga progressista alemã, primeira mulher no mundo a ter uma livre-docência em Teologia católica e a tornar-se professora universitária nessa disciplina, autora conceituada, foi colega de estudos de Joseph Ratzinger, que como papa chamava-se Bento XVI e que foi expulsa da convivência da Igreja porque nesse livro DOCUMENTOU toda a ideologia autoritária que a Igreja sustentou e implantou ao longo desses 2 mil anos. Assim como ter pedofilia em qualquer outro segmento da sociedade não é a mesma coisa do que a pedofilia de padres para com seus coroinhas (que nojo) e as festas orgíacas entre homens dentro dos seminários, já confessadas por inúmeros seminaristas, enquanto nas missas se prega OUTRA coisa bem diferente (hipocrisia mais uma vez). Se fosse um padreco tarado aqui e outro ali a gente podia perdoar achando que são exceções, mas são centenas de processos o que denota uma prática comum. ACORDA RAQUEL, vc está defendendo uma instituição que é falida e escraviza pessoas como vc, que leem tudo pela metade sem visão crítica. Se vc não mudar os olhos com que vê o mundo vai sempre ver as mesmas coisa. E, aliás, deixa JESUS fora dessa; coitado não tem nada a ver com Igreja Católica.......

      Excluir
  10. Temos muitas passagens Bíblicas sobre os líderes religiosos, mas Mateus cap 24 é inteiro dedicado ao assunto, para que possamos reconhecer, sem sombra de dúvidas, um lobo em pele de cordeiro. Não acredito que se refira somente ao catolicismo, pois apesar de ser a principal má árvore que nega seus maus frutos, porque é herdeira, não do trono de Cristo, mas do império romano, assassino de Cristo.
    Você, que se ofende quando algo é dito contra a sua igreja, lembre-se que igreja não salva, quem sala é Cristo, por meio de sua Palavra. Não acredite em discursos, seja lá de quem for, acredite na Palavra de DEUS.
    Saia dela povo meu, para que não bebais da taça da ira de DEUS juntamente com ela.

    Mateus 24 (citarei apenas alguns versículos, leia o capítulo inteiro, aliás, leia a Bíblia ao invés de dar atenção a discursos, pois não conheces a real intenção dos mesmos)
    33 Serpentes, raça de víboras! como escapareis da condenação do inferno?
    34 Portanto, eis que eu vos envio profetas, sábios e escribas; a uns deles matareis e crucificareis; e a outros deles açoitareis nas vossas sinagogas e os perseguireis de cidade em cidade;
    35 Para que sobre vós caia todo o sangue justo, que foi derramado sobre a terra, desde o sangue de Abel, o justo, até ao sangue de Zacarias, filho de Baraquias, que matastes entre o santuário e o altar.

    ResponderExcluir
  11. Deus não ajuda pessoas, pessoas ajudam pessoas.

    ResponderExcluir
  12. Deus não ajuda pessoas, pessoas ajudam pessoas

    ResponderExcluir
  13. Meu caro amigo, é com muita educação que escrevo-lhe este comentário. Eu acho muito engraçado a maneira como pessoas como você falam mal da Santa Igreja Católica com muita facilidade. Apesar de suas falácias e de sua não aceitação, em detrimento de argumentos populares e com bases instáveis, colocarei aqui minha opinião, assim como você colocou a sua. Já que escreve textos com boa gramática e jogo de palavras, presumo que você possui instrução, logo, analisará com cuidado meus argumentos. Acho que você se esqueceu de que a Igreja Católica foi a fundadora de grandes universidades, espaços públicos e responsável pela iniciativa da paz na Europa, quando a mesma se afundava em guerras. A igreja é como o governo político. Não pode sair vendendo bens que não são seus. Já viu algum governante vender um patrimônio cultural e histórico? Já viu algum museu de arte governamental ser vendido? São patrimoniais materiais que não podem ser sequer tocados a não ser pra administração. Já que gosta de escrever sobre as injustiças, por que não faz a sugestão para que o governo francês venda o museu do Louvre e acabe com a fome? Garanto que o arrecadado seria o suficiente. Por que não escreve ao governo egípcio aconselhando a privatização das pirâmides? Que tal vender o Museu de história natural americano? Enfim, acho que entendeu minha exemplificação. São coisas que simplicidade não podem ser vendidas. Ahh só lembrando que era a igreja católica que cuidava dos enfermos pobres antes do SUS, com as Santas Casas de Misericórdia, foi a Igreja quem angariou influências para tentar acabar com a eleição de governos corruptos, com a lei da ficha limpa. Há missões na África, se você não sabe, talvez não porque essas não se exibem na internet para que pessoas possam acreditar na sua atuação. Antes de escrever "textão", vamos pesquisar um pouco mais... Pode falar o que quiser agora, o que eu tinha de falar foi falado. Não coloque defeitos em coisas que não agrada, só respeita;). Abraços...

    ResponderExcluir