segunda-feira, 14 de maio de 2012

FLAMENCO BRASILEIRO


PORQUE DANÇA FLAMENCA NO BRASIL


A princípio pode-se imaginar que as danças representativas da cultura brasileira são aquelas nascidas, ou com origem, no solo e costumes do povo do Brasil; e por isso, a dança flamenca é confundida com dança “espanhola”.

Esses conceitos e pré-conceitos limitam o desenvolvimento da arte expressiva e da pesquisa quanto à alma humana. Existem vários brasileiros que há mais de 40 anos vêm se dedicando ao difícil estudo da arte flamenca, e, hoje, nossos melhores músicos estão sendo incorporados a importantes casas noturnas e grupos de dança flamenca da Espanha, mais precisamente Madrid, capital da modernização dessa arte. O requinte da harmonia e rítmica da música brasileira tem servido de inspiração e expansão da linguagem musical chamada FLAMENCO!

No Brasil, o trabalho talentoso destes artistas não encontrou apoio, porque “fazer flamenco” nunca foi uma atitude compreendida e aceita fora dos limites da arte étnica, comparada a dança do ventre ou dança indiana. Os empresários espanhóis, dando entrada no Brasil, não viram interesse em somar à sua imagem, justamente uma cultura que os afasta da brasilidade, assim como o Brasil nunca encontrou motivo para patrocinar uma arte que lhe parecia “estrangeira”.

Mas como poderia ser estrangeira se é desenvolvida por artistas brasileiros?

O FLAMENCO não é uma arte estrangeira e hoje é praticada e pesquisada nos principais países de desenvolvimento cultural como o Japão, França, EUA, Inglaterra, Alemanha, entre outros.

No Brasil ela aparece já nos anos 50 através de imigrantes espanhóis, e possui hoje mais de 4 gerações de artistas de origem brasileira. Alguém que nasce no Brasil há 4 gerações não é brasileiro???

Do ponto de vista musical, a bossa nova e o desenvolvimento harmônico e peculiaridade rítmica da música brasileira são hoje objeto de interesse entre os mais respeitados inovadores do FLAMENCO espanhol; figuras nacionais como Caetano Veloso, Cássia Eller e Djavan (link: Entrevista com Djavan no site Flamenco Brasil) pertencem há anos, ao grupo de comunicação Madrid-Brasil e são conhecedores de expoentes da música flamenca.

Na dança os desenvolvimentos são mais restritos tanto pela falta de apoio cultural para pesquisas como pela mentalidade que obriga a dança flamenca brasileira a restringir-se a copiar um “código” de movimentos ao invés de estimular o aprimoramento da essência flamenca nos corpos brasileiros, como já aconteceu em tantas outras modalidades de dança, até mesmo no balé clássico.

“ ... ao artista cabe revelar uma experiência singular de mundo e não uma apropriação parcial de códigos manipuláveis e reorganizáveis...” (Suely Rolnik)


Por vários motivos o artista brasileiro, tanto músico como ator/bailarino encontra identidade com o FLAMENCO:

·         O flamenco é uma cultura musical extremamente associada à diversidade rítmica (como a brasileira);
·         O flamenco tem sua identidade cultural resultante da integração de várias culturas e etnias (como a identidade cultural brasileira);
·         o chamado “sangue quente” ou latinidade, caracterizando a expressividade (como a expressividade brasileira);
·         entre tantas outras características.

Nos últimos anos com a facilidade dos meios de comunicação, o artista brasileiro pode aprofundar seus estudos nas raízes do flamenco; essas raízes flamencas sempre estarão na Andalucia (nem todo país espanhol conhece a cultura flamenca, por incrível que pareça e muitos grupos cultivam preconceito contra essa arte por causa de suas origens ciganas), porém o flamenco Andaluz já difere até mesmo das novidades apresentadas na cidade madrilenha.

A arte não é propriedade de ninguém, ela pertence a quem a sente, a desenvolve e a expressa; e no instante seguinte não pertence mais nem ao próprio artista. A Andalucia foi uma espécie de forno onde o flamenco se formou na união de várias culturas; hoje seu resultado pertence ao mundo.

O Brasil é também um ambiente híbrido, mescla de culturas e etnias. O que hoje se reconhece como brasilidade tem traços dos povos africanos e dos muitos imigrantes europeus. Das raízes desta terra a cultura é indígena, mas seria injusto desprezar tantas expressões que pipocam por esse enorme território? A cultura espanhola é só mais uma das sementes que brotaram em nosso solo. Imigrantes espanhóis trouxeram seus cantes, toques e sapateados e aqui ensinaram sua arte.

O flamenco não escolhe DNA e brota de qualquer alma onde encontrar residência. O flamenco move muitas almas e muitos corpos brasileiros. Está espalhado por 19 estados do nosso país e tem importado dezenas de profissionais anualmente para cursos de aperfeiçoamento. Não há incentivo voltado para o flamenco porque ainda não foi feito um detalhamento de quanto se produz em torno dessa arte no país.

Mais do que o quanto movimenta materialmente, é fundamental levar em conta a criatividade que deve ser incentivada em torno dessa arte. A pesquisa de linguagem do flamenco nos corpos brasileiros ainda há de surpreender a comunidade de dança-teatro.

Hoje podemos dizer sem hesitação que existe:


UMBRASIL FLAMENCO







entre tantos outros






5 comentários:

  1. Muito bom, Daniela! Seu artigo é quase um convite a um manifesto! Também acredito que o flamenco deve ser visto em qualquer lugar do mundo como uma modalidade de arte e não como manifestação de uma cultura regional.
    Uma outra referência de brasileiro flamenco é o escritor João Cabral de Melo Neto (http://flamencobrasil.com.br/2009/08/morte-e-vida-sevillana/) que é citado por especialistas em literatura espanhola por conseguir transcrever a essência do flamenco tanto quanto (em alguns casos, até mais que) Garcia Lorca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza obrigada pela leitura. Que referência maravilhosa vc deu e que merecia ser citada sem dúvida. O baú do flamenco brasileiro está bem mais cheio do que a gente costuma acreditar ou as pessoas podem imaginar. É nóis!!

      Excluir
    2. Luiza, vc conhece o FLAMENQUERIAS? É um grupo de reflexão sobre flamenco que abri no facebook; esse seu depoimento também seria valioso na discussão, apareça. Abraço.

      Excluir
  2. lindo texto, é isso mesmo, o Flamenco é patrimônio mundial e já foi tombado e por isso precisamos nos apoderar dessa preciosidade porque é um tesouro da Humanidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Yasmine obrigada pelo carinho. Vc lembro de algo importantíssimo: o flamenco já foi tombado!!! Realmente um tesouro da humanidade. Vc conhece o FLAMENQUERIAS? É um grupo de reflexão sobre flamenco que abri no facebook; esse seu depoimento seria preciso lá, apareça. Abraço.

      Excluir