PORQUE DANÇA FLAMENCA NO BRASIL
A princípio pode-se imaginar
que as danças representativas da cultura brasileira são aquelas nascidas, ou
com origem, no solo e costumes do povo do Brasil; e por isso, a dança flamenca
é confundida com dança “espanhola”.
Esses
conceitos e pré-conceitos limitam o desenvolvimento da arte expressiva e da
pesquisa quanto à alma humana. Existem vários brasileiros que há mais de 40
anos vêm se dedicando ao difícil estudo da arte flamenca, e, hoje, nossos
melhores músicos estão sendo incorporados a importantes casas noturnas e grupos
de dança flamenca da Espanha, mais precisamente Madrid, capital da modernização
dessa arte. O requinte da harmonia e rítmica da música brasileira tem
servido de inspiração e expansão da linguagem musical chamada FLAMENCO!
No
Brasil, o trabalho talentoso destes artistas não encontrou apoio, porque “fazer
flamenco” nunca foi uma atitude compreendida e aceita fora dos limites da arte
étnica, comparada a dança do ventre ou dança indiana. Os empresários espanhóis,
dando entrada no Brasil, não viram interesse em somar à sua imagem, justamente
uma cultura que os afasta da brasilidade, assim como o Brasil nunca
encontrou motivo para patrocinar uma arte que lhe parecia “estrangeira”.
Mas como poderia ser estrangeira se é
desenvolvida por artistas brasileiros?
O
FLAMENCO não é uma arte estrangeira e hoje é praticada e pesquisada nos
principais países de desenvolvimento cultural como o Japão, França, EUA,
Inglaterra, Alemanha, entre outros.
No
Brasil ela aparece já nos anos 50 através de imigrantes espanhóis, e possui
hoje mais de 4 gerações de artistas de origem brasileira. Alguém que nasce no
Brasil há 4 gerações não é brasileiro???
Do
ponto de vista musical, a bossa nova e o desenvolvimento harmônico e
peculiaridade rítmica da música brasileira são hoje objeto de interesse entre
os mais respeitados inovadores do FLAMENCO espanhol; figuras nacionais como
Caetano Veloso, Cássia Eller e Djavan (link: Entrevista com Djavan no site Flamenco Brasil)
pertencem há anos, ao grupo de comunicação Madrid-Brasil e são
conhecedores de expoentes da música flamenca.
Na
dança os desenvolvimentos são mais restritos tanto pela falta de apoio cultural
para pesquisas como pela mentalidade que obriga a dança flamenca brasileira a
restringir-se a copiar um “código” de movimentos ao invés de estimular o aprimoramento da essência
flamenca nos corpos brasileiros, como já aconteceu em tantas outras
modalidades de dança, até mesmo no balé clássico.
“ ...
ao artista cabe revelar uma experiência singular de mundo e não uma apropriação
parcial de códigos manipuláveis e reorganizáveis...” (Suely Rolnik)
Por vários motivos o artista
brasileiro, tanto músico como ator/bailarino encontra identidade com o FLAMENCO:
·
O flamenco é uma
cultura musical extremamente associada à diversidade rítmica (como a
brasileira);
·
O flamenco tem sua
identidade cultural resultante da integração de várias culturas e etnias (como
a identidade cultural brasileira);
·
o chamado “sangue
quente” ou latinidade, caracterizando a expressividade (como a expressividade
brasileira);
·
entre tantas outras
características.
Nos últimos anos com a facilidade
dos meios de comunicação, o artista brasileiro pode aprofundar seus estudos nas
raízes do flamenco; essas raízes flamencas sempre estarão na Andalucia (nem
todo país espanhol conhece a cultura flamenca, por incrível que pareça e muitos
grupos cultivam preconceito contra essa arte por causa de suas origens ciganas),
porém o flamenco Andaluz já difere até mesmo das novidades apresentadas na
cidade madrilenha.
A arte não é propriedade de
ninguém, ela pertence a quem a sente, a desenvolve e a expressa; e no instante
seguinte não pertence mais nem ao próprio artista. A Andalucia foi uma espécie
de forno onde o flamenco se formou na união de várias culturas; hoje seu
resultado pertence ao mundo.
O Brasil é também um ambiente
híbrido, mescla de culturas e etnias. O que hoje se reconhece como brasilidade
tem traços dos povos africanos e dos muitos imigrantes europeus. Das raízes
desta terra a cultura é indígena, mas seria injusto desprezar tantas expressões
que pipocam por esse enorme território? A cultura espanhola é só mais uma das
sementes que brotaram em nosso solo. Imigrantes espanhóis trouxeram seus
cantes, toques e sapateados e aqui ensinaram sua arte.
O flamenco não escolhe DNA e
brota de qualquer alma onde encontrar residência. O flamenco move muitas almas e
muitos corpos brasileiros. Está espalhado por 19 estados do nosso país e tem
importado dezenas de profissionais anualmente para cursos de aperfeiçoamento. Não
há incentivo voltado para o flamenco porque ainda não foi feito um detalhamento
de quanto se produz em torno dessa arte no país.
Mais do que o quanto movimenta
materialmente, é fundamental levar em conta a criatividade que deve ser
incentivada em torno dessa arte. A pesquisa de linguagem do flamenco nos corpos
brasileiros ainda há de surpreender a comunidade de dança-teatro.
Hoje podemos dizer sem hesitação
que existe:
UMBRASIL FLAMENCO
entre tantos outros
Muito bom, Daniela! Seu artigo é quase um convite a um manifesto! Também acredito que o flamenco deve ser visto em qualquer lugar do mundo como uma modalidade de arte e não como manifestação de uma cultura regional.
ResponderExcluirUma outra referência de brasileiro flamenco é o escritor João Cabral de Melo Neto (http://flamencobrasil.com.br/2009/08/morte-e-vida-sevillana/) que é citado por especialistas em literatura espanhola por conseguir transcrever a essência do flamenco tanto quanto (em alguns casos, até mais que) Garcia Lorca.
Oi Luiza obrigada pela leitura. Que referência maravilhosa vc deu e que merecia ser citada sem dúvida. O baú do flamenco brasileiro está bem mais cheio do que a gente costuma acreditar ou as pessoas podem imaginar. É nóis!!
ExcluirLuiza, vc conhece o FLAMENQUERIAS? É um grupo de reflexão sobre flamenco que abri no facebook; esse seu depoimento também seria valioso na discussão, apareça. Abraço.
Excluirlindo texto, é isso mesmo, o Flamenco é patrimônio mundial e já foi tombado e por isso precisamos nos apoderar dessa preciosidade porque é um tesouro da Humanidade!
ResponderExcluirOlá Yasmine obrigada pelo carinho. Vc lembro de algo importantíssimo: o flamenco já foi tombado!!! Realmente um tesouro da humanidade. Vc conhece o FLAMENQUERIAS? É um grupo de reflexão sobre flamenco que abri no facebook; esse seu depoimento seria preciso lá, apareça. Abraço.
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