terça-feira, 8 de maio de 2012

Alexandre Pires: racismo é veneno pernicioso

Alexandre Pires acusado de racismo

Mais uma polêmica sobre os limites do racismo: Alexandre Pires defensor dos negros canta música acusada de racismo.

Muita gente acha excesso de controle do movimento negro. Quem fala esse tipo de coisa com certeza não conhece e nem quer conhecer o sofrimento dos negros. Dá uma olhadinha em documentários do Apartheid e depois volta aqui pra repetir essa idéia de que o movimento negro é oportunista (acusação que também é feita atualmente ao movimento LGBT). E espero que a pessoa  que acusa nunca sofra preconceito de nenhuma espécie pra entender na pele o que é ser subjugado, humilhado e diferenciado por quem tem poder.

Defender o humano sempre, porque esse é um valor maior.
Se tiver gente sofrendo, defenda ao invés de ridicularizar.
Se há excesso no movimento negro, aponte como quem participa.

O preconceito é um veneno sorrateiro e pernicioso que está em toda sociedade, nos comportamentos mais abstratos. Acredito que o movimento negro passou muitos anos estudando como e onde atacar, com qual estratégia derrubar esse mal que domina o mundo com várias facetas; e o que parece um pequeno detalhe sem maldade, sem intenção, carrega as gotinhas desse veneno. Não precisa de muito para instalar um preconceito, a gotinha se espalha sozinha virando uma grande mancha. Vimos como Hitler construiu um preconceito tão profundo a ponto de tornar pessoas de bem em assassinas. Viramos monstros tomados pelo preconceito, nos tornamos a própria imagem do diabólico.

Nenhuma ação é inútil. Temos que erradicar qualquer conteúdo que denigra (palavra bem perniciosa no momento hein!) a imagem do humano seja ele negro, gordo, vesgo.

E fora isso, "pegada de gorila" é ofensivo pra negros, brancos, elefantes e qualquer outro ser que não seja o próprio gorila.

Racista sim, inadequado e deve ser excluído.

Delet na música Alexandre!!! Grava coisinha melhor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário