domingo, 4 de março de 2012

HOMOFOBIA TEM CURA: ensino fundamental completo???



Essa imagem está circulando nas redes sociais e a frase teria sido dita pela tal Dani Calabresa. Como hoje a internet é um baú onde se mistura tudo, é possível que a frase não seja dessa pessoa e a imagem uma montagem.

De qualquer forma revela um pensamento de muitos, já que em todas as redes sociais e mídias em que apareceu, foi ovacionada como um estandarte contra o preconceito homofóbico. A frase teria sido uma “resposta” à bancada política evangélica que pretende destacar o homossexualismo como doença.

Claro que a postura da bancada evangélica mereceria um jornal inteiro de artigos só discutindo suas posturas preconceituosas e sua crescente organização social em torno delas. Mas além de criticar e debater contra essas posturas, é fundamental perceber que o espaço que o conservadorismo preconceituoso está ganhando em nossa política está sendo dado pela desorganização conceitual dos ditos “não preconceituosos”. Os evangélicos sabem contra o que lutam, mas os contrários não sabem o que estão defendendo.

Está bastante modernoso defender a causa homossexual. Na verdade parece que as pessoas “lutam” contra os preconceitos que estão mais relacionados ao seu meio social: encontramos pessoas que defendem a causa negra, mas são contra a liberdade da mulher, pessoas que defendem contra a pedofilia, mas são racistas, pessoas que defendem o casamento gay, mas acham que pobre é ignorante!!!!!!!!!!!!!!!!!! As causas são separadas conforme cada um quer expressar sua autoimagem, mas eliminar o PRECONCEITO ninguém elimina. Então ele corre sorrateiramente de um lado para o outro e tanto faz contra o que ele se coloca contanto que esteja sempre presente; o preconceito é uma cobrinha que se esgueira nas sombras humanas. 

Pobre não é ignorante! Ignorantes somos todos porque cada um de nós ignora alguma coisa, ou melhor, cada um de nós ignora muita coisa, o suficiente para sermos ignorantes. Sendo assim não ter completado o ensino fundamental não torna a pessoa UM IGNORANTE, e apenas ignorante em algumas coisas, algumas informações. Essas informações são bastante úteis para nossa sociedade de consumo onde o valor das pessoas é determinado pelo que se TEM, e ter informação dá esse status. Mas em verdade só os ignorantes a cerca da vida materialmente simples não sabem que pessoas sem o estudo do ensino fundamental têm tantos preconceitos quanto pessoas com doutorado completo. Não há relação direta entre esses fatores, a não ser que um preconceito faça a ponte entre eles, aí tudo é possível. Se ter o ensino fundamental completo tivesse qualquer relação com preconceito, não é nem necessário listar quantas pessoas seriam isentas disso... inclusive se os doutores formados no ensino fundamental 1 e 2 e universidade e mestrado até o doutorado perdessem os preconceitos proporcionalmente ao acúmulo de diplomas, nossas leis e administrações públicas seriam bem diferentes.

Que preconceito é resultado de ignorância já é assunto bastante comentado. O que está ficando muito confuso é o conceito de ignorância.... além de confuso está trazendo à tona outro preconceito, contra pessoas de pouco estudo, preconceito esse que surge constantemente nas redes sociais através de toda discussão quanto a gramática da língua portuguesa.

Está aí a confusão, aliás, várias confusões.

A intenção de incentivar uma campanha a favor do ‘ensino fundamental completo’ para todas as pessoas, enfim a possibilidade de oferecer educação para todos, é louvável indiscutivelmente. É também louvável a iniciativa de lutar contra a homofobia. E também é interessante que artistas utilizem os veículos de informação para defenderem causas úteis e com humor é melhor ainda. 

Ponto final.

Fora a boa intenção, que a gente sabe que não serve pra nada, o comportamento é tão preconceituoso quanto os que pretende acusar. Aliás, nossos humoristas ultimamente vêm se afogando em atitudes preconceituosas. Falam muito e muita burrice.

 E isso é tão óbvio que vale perguntar POR QUE uma pessoa faria essa colocação tão sem lógica???

Será que tem gente que acredita realmente que a falta de estudo é sinônimo de ignorância e não percebe o preconceito incutido nisso?

Ao invés de queremos ficar “na moda” defendendo conceitos e atacando o preconceito do outro, não tá na hora de olhar pro próprio rabo?

Frase célebre de Gandhi: "FAÇA EM VOCÊ A MODIFICAÇÃO QUE GOSTARIA DE VER NO OUTRO" ou "TEMOS QUE NOS TORNAR A MODIFICAÇÃO QUE QUEREMOS VER"

Pode ser?


Nenhum comentário:

Postar um comentário