quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

O Conceito de MULHER



Do começo dos tempos até agora no fim do mundo um conceito nunca mudou: da mulher como objeto sexual. Subjulgar o feminino é uma necessidade social incontrolável, necessidade de TODOS. Não damos muita atenção, mas na verdade existe uma quantidade grande de situações no nosso cotidiano que reafirmam essa necessidade, e já estamos tão acostumados que nem nos damos conta.

Quando o comportamento chega a extremos como o estupro de uma adolescente de 12 anos dentro de um ônibus, ou o assassinato de duas mulheres numa festinha de aniversário, ou ainda o sequestro e assassinato da ex-namorada que "não te quer mais”, aí então vira crime hediondo e a polícia se mexe em defesa de quem já não tem mais defesa.

FELIZ ANIVERSÁRIO QUERIDO AMIGO!!! NÓS TROUXEMOS DE PRESENTE PARA VC: DUAS MULHERES PARA SEREM ESTUPRADAS POR TODOS NÓS EM COMEMORAÇÃO A ESSE LINDO DIA!!!



Mas onde nasce esse tipo de crime? Em que hábitos sociais, cotidianos, estão incutidos os estímulos para esse comportamento? As respostas são bem conhecidas e vão desde as diárias propagandas de cervejas... mas ninguém leva isso muito à sério. É mais fácil chamar de maluco ou criminoso aquele que ultrapassa o limite suportado pela sociedade.

Pra começar é fundamental reconhecer que esses comportamentos não são de pessoas doentes ou discrepantes na nossa sociedade; vivemos diariamente e sorrateiramente incutindo em nosso comportamento uma violência e subjugação do sexo feminino, ou da feminilidade. Os estupros que maridos cometem nas suas esposas, com mais ou menos violência, não são passiveis de condenação, pois estão garantidos pela lei.  Claro, se quando uma mulher vai a uma delegacia denunciar um estupro cometido por um desconhecido, ela ainda é acusada de ter provocado o crime, imagine se uma mulher fosse denunciar que o homem com quem vive há 5, 10 ou 20 anos, após assinatura de um papel de compromisso, este mesmo chamado marido praticou sexo com ela absolutamente contra sua vontade e sua permissão..... não, ainda não vivemos em tempos assim.

Levou muito tempo para se tornar crime o espancamento de mulheres, depois de muita luta e à custa de muita mulher morta, mutilada ou alejada!! Precisa virar estatística ALTA pra gerar força de campanha, pra tudo é assim numa coletividade surda. E mesmo assim ainda teve juiz (JUÍZ!!!!!), que se pronunciou: o juiz Edilson Rumbelsperger Rodrigues rejeitou pedidos de medidas contra homens que agrediram e ameaçaram suas companheiras. "Ora, a desgraça humana começou no Éden: por causa da mulher, todos nós sabemos, mas também em virtude da ingenuidade, da tolice e da fragilidade emocional do homem (...) O mundo é masculino! A idéia que temos de Deus é masculina! Jesus foi homem!... Para não se ver eventualmente envolvido nas armadilhas dessa lei absurda, o homem terá de se manter tolo, mole, no sentido de se ver na contingência de ter de ceder facilmente às pressões.", diz Rodrigues, segundo a reportagem da Folha de São Paulo.

Em nossa sociedade ainda não se reconhece claramente que o ser humano de gênero feminino tem vontades próprias e que essas vontades deveriam ser garantidas e defendidas por lei como são as dos demais seres humanos. Demais seres humanos? Bom, os que não são do gênero feminino são do masculino (já que os gêneros híbridos ainda não foram catalogados), e, portanto os demais gêneros são um gênero só. E por “nossa sociedade” devemos entender 99% das organizações coletivas sobre o planeta Terra.



Os valores estão tão confusos que os extremos já concordam: o que é a cultura machista, cruel e dominadora?

São diárias e incontáveis as notícias sobre violência contra o sexo feminino e também contra tudo que destaque a feminilidade, mesmo em corpos masculinos; hoje se pode considerar que os crimes contra a homoafetividade, desde os ataques antigos e costumeiros aos travestis até os constantes assassinatos a homossexuais nas nossas ruas paulistanas, ou em tantas ruas de tantas cidades pelo mundo, toda essa violência está sustentada nessa agressão contra o feminino.

A feminilidade parece ser insuportável em qualquer circunstância, em quase todas as culturas. Os “por quês” vamos deixar para que aqueles que estudam os motivos os indiquem.

No dia a dia o que nos importa é compreender o que estamos fazendo, sem criar distancias entre nós e os fatos: somos todos participantes. Não basta prender quem ultrapassa os limites da vida. Os limites devem ser do respeito.

jovem com o nariz decepado pelo marido


Mas a tentativa de eliminar o feminino ganhou tanto espaço que alcançou as próprias mulheres.


A anorexia é um fenômeno/doença que afeta fundamentalmente mulheres que buscam desesperadamente eliminar suas formas. E ataca principalmente as jovens adolescentes que estão criando sua auto-imagem. Mas que imagem de mulheres elas podem querer ser? Esses corpos volumosos montados em silicone para disputarem o pódium do objeto de desejo?

Que conceito de mulher estamos criando?



"pés de lírio", deformidade provocada pelo uso de sapatos muito pequenos entre mulheres chinesas


distribuição do peso nos pés com o uso de saltos altos nos sapatos femininos



Dados de 2009 indicaram que a cada dia 11 mulheres são mortas, sendo 70% pelo marido ou ex-marido, noivo ou ex-noivo, namorado ou ex-namorado (é aqui que reside a violência machista ou de gênero, que é universal).

A cada 20 segundos uma mulher é agredida no Brasil, fora o que a estatística não calcula.

A cada 3 mulheres, 1 já foi fisicamente agredida.

Esquisito visto em números não é? Parece absurdo, mas podemos pensar que para ter chegado ao valor estatístico é porque a realidade é bem mais absurda, ao ponto de ter sido necessária a criação da ONU MULHERES para defender o gênero no mundo todo.

Vamos buscar em cada comportamento como colaboramos para a continuidade dessa guerra, de todas as guerras, e então modificar o comportamento para colaborarmos com a paz. 

Campanhas não faltam.







4 comentários:

  1. Parabéns.. sucesso e tudo de bom..

    bj

    ResponderExcluir
  2. acho que se enganou.... pes de lirio e japonesas!kkk nada ver
    as chinesas faziam isso nos pes porque era considerado !ma sorte um homem casar com uma mulher com um pé grande" entao elas quebravam o pé e modelavam com uma faixa que usavam durante a noite!!

    Pesquise antes por favor!

    ResponderExcluir
  3. Agradeço ao anônimo que apesar da deselegância de ser anônimo e ácido no cometário, alertou para o fato dos "pés de lirio" serem da cultura chinesa e não japonesa como eu publiquei. Realmente não tive o cuidado de pesquisar e projetei minha imagem da relação entre cultura japonesa e os pés femininos. Peço desculpas.

    ResponderExcluir
  4. Ai colega e pe de "lotus"

    ResponderExcluir