terça-feira, 13 de setembro de 2011

CRIME E CASTIGO

Por esses dias a mídia apresentou uma matéria informando que um site de conteúdo racista tinha sido retirado da net e os criadores condenados a pagarem uma multa.

Que conteúdos racistas devam ser excluídos da net, tendemos a concordar, mas podemos pensar de que, realmente,  adiantou essa decisão da justiça. Os criadores do site deixaram de ser racistas? Claro que não. Multa? Esse sistema de castigo para as más condutas não nos leva a nada. Lotamos as penitenciárias com culpados ou os cofres do governo com multas e não resolvemos nada; assim só precisamos cada vez mais de prisões. Se a idéia de solução é castigar então parece melhor cortar a mão do ladrão ou matar o assassino, ou quem sabe queimar na fogueira e retornamos aos absurdos da Idade Média, se é que já saímos dela.


Quando surge um crime, temos na verdade a oportunidade de ajudar o criminoso a modificar sua atitude, ou melhor, a oportunidade de ajudar o criminoso a sair da sua ignorância, da ignorância sobre sua ação. No caso do site racista talvez o melhor fosse localizar aquelas pessoas e multá-las não com dinheiro, mas com educação..... Talvez fosse melhor criar sistemas de recuperação inteligentes que colocassem o “ignorante” diante da situação de forma que ele tivesse a chance de conhecer o conteúdo da sua reatividade mais profundamente..... Radicalizando, um racista contra negros deveria passar meses obrigado a conviver com negros em circunstâncias que o fizessem depender dessas pessoas que ele abomina; ou obrigado a cuidar de crianças negras com câncer para fazê-lo sentir que não existe diferença entre ele e aquelas crianças, pois são todos humanos que nascem e morrem; ou ser obrigado a estudar física quântica numa sala só com negros geniais para ele perceber que não é superior por causa da sua cor.... alguma iniciativa que interferisse no preconceito diretamente. Uma multa em dinheiro vai inibir seu comportamento até que ponto??? Talvez ao invés de colocar um site racista na net ele passe a socar negros nas ruas para evitar ser repreendido.


Assim como, a penitência para quem provoca acidente no transito por embriaguês: quando não há vitimas fatais a pessoa nem perde a carta de motorista (o que não a impediria de dirigir) e tem apenas que ir uma vez a cada 3 meses assinar um livro, numa data marcada, pra provar que não sumiu da cidade e que não bebeu nada naquele dia!!!!!!!!!! Inútil. Ao invés de assinar o livro seria melhor que a pessoa comprovasse por documento a freqüência semanal num grupo de Alcoólatras Anônimos que tem conseguido resultados surpreendentes para o vicio.


Enfim é fundamental que mudemos, avancemos para outras formas de lidar com os crimes que cometemos. Sem castigos, mas com educação, buscando ampliar nossas consciências e responsabilidades sobre nossos atos. Pagar multa não gera responsabilidade nenhuma, gera prejuízo econômico, e nossos problemas são da ordem das relações humanas.  O dinheiro não deve mais mediar essas relações, não evita o ato criminoso e, o pior, não modifica a mentalidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário