quinta-feira, 10 de maio de 2012

Mapa da Violência 2012


Para vc que acredita que as guerras estão acontecendo lá do outro lado do mundo.
Para vc que acredita que os grandes conflitos que resultam nas mortes em massa.
Para vc que acredita que a violência homicida está longe de vc.

Aqui está o Mapa da Violência no Brasil calcula até 2011 nossa situação. Um trabalho detalhadíssimo por região, por tipo de homicídio, comparando com os conflitos no mundo. São dados que revelam como vem se modificando o comportamento da nossa população, nosso comportamento.

Faz ainda um relatório específico para a violência contra a mulher e dos acidentes de trânsito.

O relatório pode ser observado neste link: Mapa da Violência


Um resumo em formato de palestra pode ser visto neste vídeo:




Não deixe de ver ou ler este material pois nossa situação é alarmante. Todos nós sabemos que é, mas não sabemos exatamente como é. Vc pode achar que saber esses detalhes não faz diferença pois basta saber que não temos segurança, mas não acredite nisso. A informação mais detalhada ajuda vc (a todos nós) a refletir sobre nossos comportamentos. Por exemplo: nas armas utilizadas para homicídios contra mulheres, os números revelam que os homens morrem muito mais por armas de fogo do que qualquer outra arma, mas as mulheres apesar de morrerem mais por armas de fogo morrem muito também por outros tipos de armas, como facas, objetos pontiagudos e até enforcamento (quase inexistente entre homens). Esses dados nos alertam não só quanto a violência doméstica contra a mulher, como para que observemos que mesmo quando não adquirimos armas de fogo, ainda sim não estamos livres de instrumentos de violência em nossa casa. Vc acha isso óbvio? Todo mundo sabe que uma faca de cozinha mata? Sim, todo mundo sabe, mas nem todo mundo tem consciência do QUANTO um faca de cozinha tem matado.

Assim como compreender de que forma nos últimos anos a violência vem se deslocando em nosso país; a oscilação de índices entre os Estados revelam nitidamente nossas políticas públicas, nossos preconceitos, nossa distribuição de renda, a circulação dos diferentes tipos de tráficos e, de extrema importância, o que está acontecendo com nossos jovens.

Perca seu tempo e ganhe consciência para pensar num mundo melhor!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário