segunda-feira, 21 de maio de 2012

ALQUIMISTAS



Todos SOMOS alquimistas em busca do OURO

Apesar de a ALQUIMIA ser muito antiga, a imagem que temos dela é aquela herdada da Idade Média: nosso pensamento obstinadamente químico nos estimula a imaginar aqueles Homens, nunca mulheres ou seriam BRUXAS, que tentavam transformar metais comuns em metais nobres, especificamente em Ouro. Apesar do estudo da Alquimia ser muito mais amplo, essa noção que temos dela nos serve como METÁFORA.

Os alquimistas eram então pré-químicos, enfiados em LABORATÓRIOS manipulando a matéria; e para poder transformar a matéria é necessário conhecer suas propriedades, suas possibilidades.

O que não sabemos é: qual objetivo OCULTO nesse trabalho? Embora não se possa conhecer o Grande Mistério, alguns caminhos os alquimistas, que são muito mais do que pré-químicos, nos deixaram:

. o Grande Laboratório das transformações é o próprio Ser Humano: nosso corpo, nossa mente, nossa vida, nossas expressões, nossas relações, enfim, nossas oportunidades/possibilidades de TRANSFORMAÇÃO;
. os metais mundanos que devem ser transformados são nossos
processos psico-físicos, nossas “doenças”; E
. que o ouro a ser atingido, é a Pedra Filosofal, o Nirvana, D’us, ou seja, NÓS MESMOS.

E como para transformar a matéria há que conhecê-la, e a matéria somos nós (muito mais que materiais), nosso estudo é o AUTOCONHECIMENTO.


Como um ARTISTA,
o alquimista pari a sua OBRA
do encontro consigo mesmo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário