segunda-feira, 12 de março de 2012

Que são os culpados na guerra? Quem são os vencedores?

http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2012/03/12/afeganistao-exige-julgamento-publico-de-soldado-americano.htm

Triste para todos os lados esse massacre cometido pelo soldado americano no Afeganistão. Hoje é realmente um dia para luto porque todos nós perdemos com mais esse acontecimento. E que bela hipocrisia do presidente Obama se desculpar. Como um cara desses consegue dormir?

Não dá pra dizer quem é mais vítima nessa desgraça: os assassinados ou o assassino. Todos. Os culpados verdadeiros nem serão considerados ou julgados e todos nós, pelo mundo, seremos obrigados a partilhar dessa hipocrisia. O bode expiatório americano, o pobre soldado, que já não deve mais ser gente, mas sim um amontoado de frangalhos emocionais, um robô manipulado por controle remoto, esse paquiderme construído será julgado e destruído em praça pública, purgando com sua morte alguns litros de ódio e vingança acumulados.

Todo nós no planeta sabemos que este americano só cometeu um erro: foi sozinho na hora errada.... perdeu-se nos comandos. Porque se tivesse destruído as mesmas pessoas em grupo na hora comandada, não seria julgado. Coitado, matou tanta gente por tantos anos, doou sua vida de ser humano em busca da paz e do auto conhecimento, para ser obrigado a tornar-se um verme sem afetividade nenhuma pela humanidade, condicionado feito um rato de laboratório a odiar irmãos que vivem sob uma bandeira de outra cor; pobre homem que fez exatamente aquilo que foi condicionado a fazer, só que acordou mais cedo do que seus colegas e foi sozinho tentar efetuar o trabalho, talvez para poupar seus amigos do esforço.

Como pode o Obama se desculpar? Ah sim, as desculpas são pelo erro no condicionamento: algo falhou e a bomba estourou fora de hora. Talvez porque o robô/bomba não era uma máquina realmente.

Podemos imaginar que essa explosão de fúria desse rapaz só nos mostra o quanto há de humanidade dentro dele ainda, porque, de maneira torta, ele burlou as regras e colocou os EUA numa exposição merecida de sua guerra suja. Mostrou para toda humanidade o que a guerra faz com um homem que deixa de lutar por uma "causa" para simplesmente eliminar pessoas. Esse rapaz que massacrou dezenas de pessoas, e vem matando tantas outras, veio esfregar nas nossas fuças o que já vimos tão claramente no Vietnã: em que estado ficam os homens que vivem na guerra.

Então quem ganha com a guerra? Pergunta boba, todos nós sabemos quem ganha e quem perde. Mas muitos de nós ainda abraça crenças, obsessões por ideologias, religiões, times de futebol, etc, e assim se torna massa de manobra. Porque as CRENÇAS só servem pra isso: criar massas de manobra para as guerras em que o vencedor é um só: O PODER.

Nenhum comentário:

Postar um comentário