quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

JOHN LENNON e CHE GUEVARA



Foto instigante e perturbadora como eram LENNON e CHE!

Há quem diga que este encontro nunca existiu e que a foto é uma montagem porque GUEVARA morreu em 67 e o  LENNON  da imagem é o de 71.

Que bela montagem, criando realidades deliciosas!!

Há quem diga que esse encontro aconteceu em 11 de agosto de 66 em Chicago, e há um felizardo atrás da câmera testemunhando a vida, enquadrando o acaso! Nesse dia  LENNON  estaria tocando ou compondo uma música e GUEVARA, após ouvi-la apenas sentou-se e cantarolou alguma canção. Não discutiram nada. Confabula-se que composições do “Álbum Branco” dos Beatles tenham recebido influência desse encontro notável, exemplificada na música Revolution.



Algumas coincidências, para quem crê nelas, ou manifestações da Grande Rede:  LENNON  completou 27 anos no mesmo dia da morte de GUEVARA: 09 de outubro. LENNON NASCEU na data em que GUEVARA MORREU, pois dizem que se nasce no retorno de Saturno. Não fosse suficiente é também a data de nascimento de seu filho Sean.

Ao ver essa foto pela primeira vez uma “região nostálgica” da imaginação se aquece: parece que duas pontas soltas e perdidas se juntam, se reconectam e a chama da esperança é reacendida; sentimentos adormecidos, que pareciam desaparecidos, de novo comunicam que ainda persistem, que estão ali. A nostalgia de uma época em que sonhar, imaginar, acreditar, eram verbos que uniam diferentes pessoas.

Se pudéssemos imaginar um encontro entre JOHN LENNON e CHE GUEVARA, guerreiros da liberdade, estaríamos renovando o sentido de lutar (seja com que armas escolher) pela possibilidade de viver de OUTRA FORMA; a possibilidade de NOVAS RELAÇÕES, baseadas em DIFERENTES VALORES dos que sustentam nossa sociedade hoje.




O sonho era um só: A PAZ. Embora por caminhos absolutamente distintos, mas igualmente intensos, ambos marcaram a história com atitudes.


"Imagine que não há paraíso / É fácil se você tentar / Nenhum inferno abaixo de nós / Acima de nós apenas o céu / Imagine todas as pessoas / Vivendo para o hoje / Imagine não existir países / Não é difícil de fazê-lo / Nada pelo que lutar ou morrer / E nenhuma religião também / Imagine todas as pessoas / Vivendo a vida em paz / Você pode dizer / Que eu sou um sonhador / Mas eu não sou o único / Eu tenho a esperança de que um dia / você se juntará a nós / E o mundo será como um só / Imagine não existir posses / Me pergunto se você consegue / Sem necessidade de ganância ou fome / Uma irmandade de humana / Imagine todas as pessoas / Compartilhando todo o mundo / Você pode dizer / Que eu sou um sonhador / Mas eu não sou o único / Eu tenho a esperança de que um dia / Você se juntará a nós / E o mundo viverá como um só" LENNON


"Sonha e serás livre de espírito... luta e serás livre na vida" CHE

discurso na ONU em 11 de dezembro de 1964

De qualquer modo, para nosso olhar, o que antes foram seres viventes e atuantes, são para nós agora imagens; imagens carregadas de significados.

Dos inúmeros significados que possam propor, comumente um interliga esses dois perfis: o idealismo, a necessidade de SONHAR outras realidades e criá-las, a vontade impositiva de IMAGINAR um mundo diferente daquele vivido. Reconhecer, por puro ímpeto, que somos os CRIADORES das nossas experiências e que podemos, isoladamente ou em grupo, esculpir na realidade a pessoa que queremos ser, como um Deus que esculpe no barro o primeiro homem. RE-VISIONAR as coisas, como diria o saudoso James Hillman.

A imaginação não é um estado: é a própria experiência humana” disse Blake.

Signos do sonho de liberdade, ambos executados. CHE finaliza seu percurso ao 39 anos e LENNON aos 40. Seus assassinos tinham os mesmos motivos: eliminar uma voz contrária às suas crenças. 

Na vida de um guerrilheiro a morte é essa, nas mãos do inimigo, aplicada a lei a que todos estão submetidos na guerrilha. No caso de CHE, não pego por falta de amor à causa mas vítima de uma emboscada, entregue aos leões por quem parecia seu maior amigo. Executado da mesma forma como ele mesmo executou tantos outros; cada um por sua causa. Arrancaram-lhe a ponta de um dedo não se sabe porque; talvez não quisessem que apontasse caminhos mesmo depois de morto.... Ficou conhecido por causa da Revolução Cubana, mas não foi por ela que morreu. Abandonou Cuba pois acreditava que a revolução devia ser Internacional: não se liberta realmente um povo, se não se libertar todos os povos!!! Era Argentino, lutou por Cuba mas morreu pela Bolívia.




Na vida de um ídolo pop as leis não são menos cruéis: os fãs tornam-se carrascos de várias maneiras, LENNON teria sido executado por trair o ideal que ele mesmo alimentou na mente doentia de seu seguidor. LENNON e seus Beatles foram arrastados pelo sucesso avassalador que vendia uma rebeldia controlada pelo poder. O que para muitos pode parecer só glória, na verdade é uma prisão assustadora a vida da celebridade. O músico pop tornou-se a máxima representação da indústria criadora de ídolos, criadora de fortunas, que pouco atenderam aos artistas. LENNON, então, passou de vítima para responsável e consciente da sua posição. Da imagem de ídolo que vendeu, passou para a imagem de humano. Mudança perigosa que ele enfrentou de peito aberto e, de tão aberto, recebeu os tiros, em circunstâncias parecidas a outro pacifista: GANDHI. Foi um fã, que não seria um inimigo, que o abateu porque não aguentou ouvir seu ídolo dizer: não acredito em Deus, não acredito nos Beatles, só acredito em mim.



Os assassinos de ambos são conhecidos, são assumidos e as causas sabidas. CHE morreu pelas costas e LENNON pela frente. Ambos por uma luta que não era individual, por uma causa coletiva. Mártires? Não foram vitimas de nenhuma fatalidade, embora no caso de LENNON fosse menos imaginável, mas talvez o resultado da criação de ídolos seja bem mais perigoso do que se quer assumir.


E como o PODER não dá tréguas e devora os prós e contras, hoje CHE virou estampa de camiseta e até "vem" reclamando nas redes sociais esse seu realmente trágico fim, pois nada pior para um guerrilheiro revolucionário do que virar polster!!


imagem do Facebook

Ah sim, tem coisa pior: a música legendária de LENNON, Imagine, ser a trilha sonora comercial de TV de um Banco, sim, uma instituição financeira.... não vou postar por motivos óbvios!


Para nós sobreviventes dos anos de guerras e sonhos, resta a consciência de tantos caminhos, a gratidão por tantos esforços, a responsabilidade de CRIAR futuros de paz e igualdade. Uns morrem enquanto outros nascem nesse revezamento de oportunidades.

Existe uma opressão que precisa ser combatida porque só na liberdade de expressão, garantidas as condições fundamentais de vida material e espiritual, é que podemos realizar nossa plenitude. 

TODOS temos direitos e deveres semelhantes pois somos feitos da mesma prima-matéria: AMOR.
COMPARTILHAR deve ser sempre o sentido de nossa ação.
CRIAR o sentido de nossa manifestação.

Nossos ídolos, guias e mestres são sempre uma mesma pessoa, nosso espelho.



"As tantas rosas que os poderosos matem nunca conseguirão deter a primavera."

CHE GUEVARA


Queremos a PAZ?

No vídeo a seguir há uma reflexão profunda sobre o que temos feito para nos afastar da paz consigo mesmos e com nosso vizinho, e, até onde a criação de ídolos, crenças, dogmas ou ideologias colaboram para isso.






(Após mais de 3 meses que publiquei esse texto, recebi um comentário anônimo aqui no blog que independente da opinião, a pessoa fez a gentileza de me mandar o que seria a foto original onde está John Lennon, da qual foi feita a montagem com Che. Adorei recebê-la e faço questão de compartilhar:


11 comentários:

  1. dani, muito boas as informações e o teor do texto. congratulações!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gracías Oscar, digamos que a vida tem me oferecido bons mestres como você de quem recebo orientações diárias! Só tenho a agradecer.

      Excluir
  2. ridículo, che guevara paladino da liberdade! um repressor de primeira. e lennon, o chato, idiota útil.

    ResponderExcluir
  3. foto fake, original aqui http://i39.tinypic.com/30lht2v.jpg. comuniosta vive da mentira. guevara porco assassino.

    ResponderExcluir
  4. É de ler, e ficar a saber muitas coisas sobre Che e sobre Lennon, e ouvir muitas coisas bonitas, e o mais bonito ainda ver, como alguém que se respeita nos respeita a nós que o lemos, de forma cordata bem disposta. GOSTEI e Partilhei!

    ResponderExcluir
  5. Um comunista bom é um comunista MORTO! TODA REVOLUÇÃO é uma FARSA! TODAS elas instituíram uma ditadura no lugar da que derrubaram!

    É triste ver que a ignorância IMPERA no Brasil e que os brasileiros continuam pagando pau pra este CRÁPULA deste "CHEGA A VARA". Digno de um povinho vira-lata que põe vermes como DILMA no poder [vomitando]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lee não acho que ninguém é bom, morto.... concordo que a maioria das revoluções, não todas, instituíram ditaduras (não é o caso do Che Guevara), mas isso não torna a revolução uma farsa. Se vc verificar a historia da humanidade com cuidado e pensamento crítico vai perceber a importância fundamental que cada revolução teve para o desenvolvimento das sociedades, mesmo com os erros cometidos antes, durante e depois de cada uma. Com essas generalizações que vc está fazendo não há nenhuma reflexão que possa evoluir. Che Guevara não tem nada a ver com o governo que Fidel Castro colocou em Cuba; ele participou da derrubada do sistema anterior e nem quis ficar em Cuba para instituir o novo governo porque foi para outros países ajudar a libertar pessoas de situações muito cruéis (caso vc conheça a historia de Cuba e Bolivia antes das revoluções). Concordo com vc que é muito frustrante ver ideologias de igualdade chegarem ao poder e gerarem ditaduras. Mas foi previsa a ditadura do proletariado.... a idéia era essa... Vc está confundindo vários conceitos. Reconhecer um trabalho de alguém não é "pagar pau" mas refletir sobre o pensamento humano. Agora se vc considera que o povo brasileiro é vira-lata, a Dilma é verme..... a ignorância parece que não impera fora de vc. É importante estudar história, filosofia, sociologia, pra não pagar esse tipo de mico que vc pagou aqui com um discurso sem base nenhuma..... evita isso, é melhor pra vc.

      Excluir
  6. Cara Dani, Parabéns por esta matéria e pelo seu blog como um todo. Sua resposta ao Sr Lee Soarez, para mim, deixou bem claro a coisa. Sua resposta vale também para Carl Marx. O problema do Comunismo não é a teoria e sim a implementação dela. À meu ver, o grande inimigo do Comunismo foi o próprio ser humano porque, não se pode fazer a revolução da sociedade se fazermos a revolução do ser primeiro. O outro grande inimigo é a burocracia que gera uma classe, uma elite burocrática que, como sangue-sugas, vivem dos benefícios da sua posição. Se tiver tempo visite meu website: celsobarbieri.co.uk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Celso, obrigada e seja sempre bem vindo. Aprendi um ditado com um baiano que mudou minha concepção das coisas: a boca fala o que quer!!! As teorias são projeções necessárias mas só projeções. Dizer para um fumante que cigarro faz mal não o faz parar de fumar. Ou seja, se o Comunismo não pode ser implantado sua teoria não tinha bases reais. Somos o que somos e não o que achamos ser. E realmente penso como vc que a revolução é interna e externa; não diria que nenhuma vem primeiro, mas é simultâneo, mesmo porque não existe essa diferença entre o mundo interno e o externo, não é? Nosso comentarista que vc citou, o Lee, deixa bem clara essa relação entre o mundo interno dele e o que ele vê fora....... não tem segredo!! A questão é FAZER!!!Hoje penso que o maior problema é ficar criando sistemas centralizados, seja por quem for. Não acredito mais em representatividade de nenhum tipo. Temos que amadurecer, nos tornar autonomos e nos organizar a partir disso. Enfim, obrigada pelo diálogo; vou no seu site sim, com prazer. Abraço.

      Excluir
  7. galera delira nos mito
    che guevara nem de rock gostava

    e o mundo nunca vai mudar, a politica exista pra dominar a 6000 anos e sempre existirá
    assim como a religião

    galera quer ajudar o mundo, recicle, doe sangue, planta arvorés
    é rapidinho e se todo mundo fizer muda bastante

    agora a política......

    ResponderExcluir