domingo, 11 de dezembro de 2011

Deus criou o mundo para Se conhecer


Se tem uma iniciativa que acho importantíssima no discurso do Krishnamurti é a de se opor às verdades absolutas, ou às afirmações em palestras. Aliás, ele nem chama de palestra seus encontros públicos porque não tem a pretensão (embora absolutamente qualificado para ter) de proferir verdades. Não porque seja modelo de humildade, até é, mas porque é modelo de sabedoria. Ele sabe, e este foi seu diferencial, que não há um caminho comum aos seres humanos. O que podemos fazer juntos é trocar experiências, refletirmos juntos, mas nunca podemos estabelecer caminhos únicos para a diversidade.
Deus criou o mundo para se conhecer, e exige isso de cada um de nós, a seu modo. Quer tantas respostas quantos seres criou. Se quisesse uma única e mesma opinião ou teria criado apenas um ser, ou teria criado seres idênticos. O fato de não sermos idênticos não é um erro de fabricação; é uma opção. Para que cada um crie um caminho único. Responda ao Criador sobre Sua primeira inquisição: QUEM SOU EU? Com uma resposta exclusiva, diferente de todas as outras. E a resposta é sua própria vida.
Sendo assim os gurus, pastores, padres, sacerdotes, filósofos, teóricos, etc... que derem respostas definitivas à qualquer pergunta, estarão indo contra a Verdade!!
Desconfie, crie a dúvida. Não a discórdia, mas a dúvida. Reconhecendo o movimento natural dos opostos, das complementaridades. Nossa ansiedade vem da tentativa de finalizar as perguntas, encontrar as respostas....
Como quem tem sede ou como quem tem fome devora o prato que lhe for oferecido, nós que procuramos as respostas sobre quem somos e o que é o mundo, aceitamos famintos qualquer amontoado de verdades e afirmações. E assim paramos de perguntar, de refletir.
Um homem como Krishnamurti poderia passar horas nos explicando o que são as coisas e como alcançar isto ou aquilo.... mas não o faz, porque respeita o ser humano, respeita a Criação, respeita a liberdade, que é o caminho para o auto conhecimento. Estar livre das afirmações, dos padrões, dos dogmas. Reconhecer que seu caminho é único, só vc pode saber a resposta para a sua pergunta. Não é isso afinal que Jesus quis dizer com: Deus está dentro de nós?

Nenhum comentário:

Postar um comentário