domingo, 6 de maio de 2012

Dez empresas controlam sua vida



Pode ser óbvio que tanto o Corn Flakes quanto o Frosted Flakes são produzidos pela Kellogg's, mas vc sabia que a L'Oreal e a Hot Pockets compraram uma patente da Nestlé?


Um grande número de marcas são controladas por apenas 10 multinacionais segundo um estudo incrível do blog francês Convergence Alimentaire.




Não se trata apenas de industrias de bens de consumo que foram consolidadas. Empresas de comunicação, bancos, etc. também vem se coligando formando monopólios.


Enquanto vc pensa que está fazendo escolhas, o capital continua se concentrando nas mãos dos mesmos poucos. Centenas de marcas que encontramos nas prateleiras dos supermercados dão a impressão de que o nosso dinheiro vai para tantas empresas diferentes. mas isso não é verdade: a grande maioria das marcas são de propriedade de poucas empresas.


Os perigos decorrentes dessa concentração são muitos pois a concentração financeira leva a concentração política, controle sobre os alimentos leva ao controle sobre nossa saúde, dos empregos e desempregos...


A historia do capitalismo possibilitar uma disputa no mercado é conversa pra boi dormir e micro empresário falir. Mas o mundo anda pra frente e enquanto esses donos do mercado se entopem de poder, a gente inventa as economias criativas que em alguns anos vão derrubar essa estrutura e modificar a forma de se pensar economia, produção, distribuição e RESPEITO.


QUEM VIVER VERÁ!!!!!!!!!!!









Nenhum comentário:

Postar um comentário