quarta-feira, 2 de maio de 2012

Banho de Ervas








Nosso CORPO é nossa casa e exige cuidados constantes. Esse corpo/casa é feito de matéria, espaços e energias, e TODAS suas dimensões devem estar livres de impurezas e impedimentos para expressar o máximo de prosperidade.

Nossa cultura nos ensinou a limpar diariamente o aspecto físico de nosso organismo e da nossa residência, mas em outras culturas é costume a limpeza dos corpos astrais e das energias dos ambientes por onde circulam.

Adquira esse hábito e livre sua vida das impurezas, elimine impedimentos. É um costume simples, eficiente e barato.

LUIZ KABÁ é acupunturista e fitoterapeuta e, também, media a sabedoria das ervas da pajelança brasileira. Cria banhos e limpadores de ambientes artesanalmente e personalizados.

Entre em contatos, esclareça suas dúvidas e faça seu pedido.

lcjgomes@yahoo.com.br
tel.: (11) 9764 6432


Eu indico constantemente esses banhos, não só porque confio e conheço quem prepara, mas porque sou testemunha da diferença que faz na vida.

De pequenos aprendemos a tomar banho, aliás o que não sofrem as mães para impor esse hábito. Lamento muito que esse esforço não seja dedicado também a criar o hábito dos banhos de limpeza das energias do organismo, dos corpos astrais. Meu filho toma esses banhos desde pequeno com constância. Caiu a energia, pegou uma gripe, está se machucando muito, cansaço, enfim, vários são os sintomas que quando a gente aprende a "ler" percebe o momento de tomar um banho de ervas.

É um costume entre índios, africanos e também várias etnias asiáticas. Quem não conhece os incensos indianos? Muita gente usa só para perfumar a casa, mas eles fazem mais do que isso: interferem no astral, no mental. Existe no mercado também os aromatizadores de ambientes, muitos deliciosos, mas também preparados apenas para aromatização, que já é uma terapêutica; para quem não sabe a aromaterapia alcança muitos objetivos.

Porém nesse caso do Luiz Kabá, além do cheirinho gostoso no ambiente, por ser um especialista em ervas, ele cria sprays que trabalham a energia da casa; parecido com a eficácia dos incensos (os verdadeiros) só que com alcances diferentes pois um é veiculado pelo fogo/ar e o outro pela água/ar. Além da vantagem de que numa conversa tranquila com o Luiz ele já capta suas necessidades e cria o limpador de ambiente personalizado para você ou seu ambiente de trabalho. Eu tenho um para passar em mim apenas quando for a reuniões de trabalho!!

O mesmo acontece com o banho: simples de usar, quem não tem costume pode imaginar que dá trabalho ou que é "coisa de macumbeiro". Embora seja bastante usado nas religiões afro-descendentes, os banhos são também hábitos do Oriente, nos ofurôs terapêuticos (que aqui no ocidente são apenas banhos relaxantes e com flores), na China, Tailândia, Tibet, etc. Para essas culturas os banhos de limpeza energética, que não são diários, são tão habituais quanto os banhos de limpeza corporal; provavelmente porque nessas culturas o"não-físico", as energias, são fatos tão reais quanto as unhas do pé.

No trabalho artesanal do Luiz Kabá, o banho criado para sua necessidade já vem diluído e basta esquentar um pouco (para os banhos que precisam ser tomados quentes) e jogar sobre o corpo depois do seu banho comum. Pronto, prático e eficaz.

Aos poucos, como aconteceu para mim, você se acostuma tanto a usá-los que começa a perceber melhor sua energia e a falta que a limpeza faz.

É um hábito milenar que deveria ser resgatado em nossa cultura. Faz muita diferença. Por isso faço questão de divulgar.

Está dado meu recado.




3 comentários:

  1. Dani,

    incenso que limpa tudo geralmente não vem em caixinha; na real, o incenso (resina) é bactericida e bacteriostático e por isso foi tão usado em templos - ambientes com aglomeração de muitas pessoas, com sorte, saudáveis; é a crença e o costume que deram à fumaça valor de limpeza astral, por substituir a oferenda 'carnal' (primeiros grãos da colheita,primeiras crias da estação, primogênitos) queimada para ser sutilizada. Depois, substutuíram a oferenda de queimada prar virar fumaça por fumaca (seres etéreos 'preferem' fumaça por ser + sutil e subir aos céus).

    Os aromas naturais tem sim ação psicofísica, pois o olfato é um sentido que vem pronto (até para garantir a continuação da vida e gente não comer carniça que não consegue digerir,por exemplo), não é como o pladar,um sentido a ser educado. Tecnicamente, todas as pessoas reagem emocionalmente da mesma maneira ao mesmo aroma.(isso pode mudar se a pessoa associou depois de nascer uma outra emoção/sensação àquele aroma).

    Desde que seja de origem natural (partes da planta, óleo essencial) ,ajuda a 'mudar o astral'.

    Atualmente, também é bacana (e prudente) ionizar o ambiente,porque temos muitos eletrônicos ligados.

    BeijOM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Mafê, bem colocado, o incenso de caixinha serve só pra dar cheirinho, o resto é mística; foi o que eu quis dizer quando me referi aos "verdadeiros". Mas a queima de ervas tem várias outras funções, inclusive medicinais, em culturas indígenas e africanas por exemplo: trata o sintoma físico através do princípio ativo da erva e ainda comunica com o plano espiritual; a fumaça não é só uma "representação" ou tem um caráter apenas simbólico, ela atua efetivamente em todos os planos.

      Mas no caso desse texto o assunto é banho de ervas então fiz uma referência ao senso comum da limpeza de ambientes.

      Quanto a aromaterapia também concordo com o resultado que vc destaca mas ainda insisto que o foco abordado aqui não é apenas da ação psicofísica dos aromas das ervas (isso qualquer bom óleo essencial trabalha muito bem), a base do trabalho do Luiz está mais relacionada à alquimia, ao trabalho das ervas sobre o corpo e a energia, mas também uma abordagem espiritual (que vai além da idéia de equilibrar energias). A abordagem das ervas tanto na pajelança indígena quanto na africana é mais voltada para o "diálogo" com os espíritos, entidades, orixás (ou como vc preferir chamar) do que a terapêutica psicofísica entende? Não escolhi usar estes termos no texto para que ele tenha um alcance mais amplo, mas não estou me referindo a um spray para "mudança de astral".

      Se quiser conhecer melhor a idéia liga lá pro Luiz e pede um. É coisa de xamã mesmo.

      Bjo parceira,

      Dani

      Excluir
  2. Conheçam saches de sais e ervas da HANESHY,são demais, eles tb tem incenso spray que acredito que atue além da limpeza energética. O site deles é www.haneshy.com.br

    ResponderExcluir